Na noite da última quarta-feira (17), o Corinthians foi até o Maracanã, no Rio de Janeiro, visitar o Flamengo na 33ª rodada do Brasileirão. Mesmo com uma partida consistente no sistema defensivo, o Timão não suportou a pressão dos donos da casa no segundo tempo e perdeu por 1×0, com gol de Bruno Henrique.
Apesar da derrota, o time de Sylvinho fez seu segundo jogo com mais desarmes no campeonato (22), o que prova o bom desempenho defensivo. O número só é menor do que os 24 realizados no duelo diante do América-MG, em Belo Horizonte, ainda na 2ª rodada da competição nacional. Todos os dados desta matéria foram retirados pela Central do Timão, com auxílio do aplicativo SofaScore.
Para efeito de comparação, as duas piores partidas do Corinthians em número de desarmes foram contra Palmeiras, na 3ª rodada, no Allianz Parque, e Juventude, na 19ª, na Neo Química Arena. Em ambas, o Timão conseguiu realizar o fundamento em apenas seis oportunidades.
No confronto de ontem (17), somente Fábio Santos, com seis desarmes, e Gabriel, com cinco, tiveram juntos 50% do desempenho alvinegro no quesito. Por outro lado, o volante sofreu quatro dribles, incluindo o que originou o gol rubro-negro ao sofrer uma “caneta” de Rodinei.
Em contrapartida, o número obtido contra o time carioca não foi suficiente para tirar o Corinthians de uma posição incômoda na estatística. Ao lado do Athletico-PR, o Timão aparece com a pior média de desarmes em todo o torneio, com 13,3 por jogo. O Fluminense é quem tem a melhor média por partida no fundamento, com 17,2.
A equipe alvinegra também aparece em colocações ruins em médias de outros dois quesitos defensivos: é apenas a 16ª em interceptações (10,3), à frente de São Paulo, Fluminense, Atlético-GO e Atlético-MG, e a 17ª em cortes (15,2), número que só é maior do que o apresentado por Flamengo, Grêmio e Galo.
O Corinthians volta a campo no próximo domingo (21), às 16h (Brasília), na Neo Química Arena, com mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, pois o Red Bull Bragantino já realizou seu jogo da 34ª rodada. O adversário será o Santos de Fábio Carille, que luta contra o rebaixamento.
Veja mais:
Corinthians cria pouco, sofre gol do Flamengo no final e perde chance de entrar no G4
Corinthians faz seu pior jogo em finalizações com reforços em campo; veja números
Sylvinho elogia qualidade técnica do Flamengo e reconhece que Corinthians não teve bom desempenho
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados