No dia 15 de novembro de 2017, mais uma vez, o Corinthians levantava a taça do Brasileirão. Com a vitória de virada, por 3×1 sobre o Fluminense, o Alvinegro conquistou o sétimo Campeonato Brasileiro de sua história, com três rodadas de antecedência.
O técnico Fábio Carille mandou o Corinthians a campo com Caíque, Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Camacho, Rodriguinho; Romero, Clayson e Jô. Jadson, Maycon e Danilo também atuaram.
Depois de sair perdendo por 1×0 com gol no primeiro minuto do jogo, o Corinthians marcou duas vezes de forma relâmpago, com Jô, e virou o jogo. O terceiro gol saiu aos 39 minutos da segunda etapa, com Jadson.
Com a conquista, o Corinthians se isolou como o maior campeão brasileiro do século, assim como o time que mais conquistou título na era dos pontos corridos: foram quatro (2005, 2011, 2015 e 2017). Antes, o Timão estava empatado com Cruzeiro (2003, 2013 e 2014) e São Paulo (2006, 2007 e 2008), que têm três conquistas cada.
A campanha do Corinthians foi sólida desde o começo do campeonato. O primeiro triunfo veio logo na segunda partida, contra o Vitória, fora de casa. Com quatro vitórias e um empate, o Alvinegro chegou ao primeiro lugar do Brasileirão na quinta rodada, com uma goleada por 5 x 2 contra o Vasco da Gama em São Januário. Assumiu a liderança para não largar mais.
Sob o comando de Fábio Carille, o Corinthians fez um primeiro turno que entrou para a história do Brasileirão. A primeira derrota do clube no campeonato só veio na 21ª rodada, para o Vitória, dentro de casa. A invencibilidade durante todo o primeiro turno representou um recorde na era dos pontos corridos: 19 jogos sem perder (a partida contra a Chapecoense fora adiada e acabou disputada depois).
Naquela edição do Campeonato Brasileiro, o Corinthians teve 21 vitórias, nove empates e apenas oito derrotas em 38 jogos. Teve a melhor defesa da competição (30 gols sofridos) e o melhor desempenho como mandante (71,9%) e visitante (54,3%).
Também superou a média de 40 mil pagantes por jogo no Campeonato Brasileiro, 40.007, sendo a melhor marca corinthiana nos últimos 35 anos. O maior público foi na vitória por 3×2 sobre o Palmeiras, no início de novembro, com 46.090 pagantes no Derby.
Pela primeira vez na história do clube, o Corinthians teve o artilheiro do Campeonato Brasileiro. O atacante Jô, então camisa 7, marcou 18 gols em 34 partidas jogadas.
Reveja, pelas lentes da Corinthians TV, os gols de Jô e Jadson, que deram a vitória ao Timão:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados