Centroavante Luizão, que completa 46 anos neste domingo (14), foi fundamental para a conquista do Campeonato Brasileiro de 99 e o Mundial de 2000, além de ter marcado o maior número de gols numa única edição da Libertadores.
Luiz Carlos Bombonato Goulart, o Luizão, foi um dos grandes centroavantes que já passaram pelo Parque São Jorge. Nascido em Rubinéia, interior do estado de São Paulo, no dia 14 de novembro de 1975, Luizão ficou conhecido como “artilheiro do Timão”, por ser um ótimo goleador, cabeceador e sempre encontrar o posicionamento perfeito dentro da área.
O jogador entrou em campo pela primeira vez com o manto alvinegro no dia 17 de julho de 1999, em um amistoso contra a Seleção de Rio Claro, realizado no estádio Benito Aguinelo Castellano. Naquela partida, sob o comando do técnico Oswaldo Oliveira, Luizão marcou seu primeiro gol aos 36 minutos do segundo tempo, o terceiro da goleada do Timão, que venceu a partida por 6×0.
Em sua estreia, no Campeonato Brasileiro de 1999, Luizão provou que chegou para resolver o problema da falta de centroavante que o Corinthians vivia desde a saída de Viola, em 1995. De virada, o Corinthians venceu o Gama por 4×2. Os quatro gols da partida foram marcados por Luizão.
Sua raça e habilidade em campo o consagraram como um jogador fundamental para a conquista do título Brasileiro de 1999: ele diminuiu o número de gols na primeira partida contra o Atlético Mineiro (Atlético MG 3×2 Corinthians), e no jogo seguinte marcou os dois gols da vitória (Corinthians 2×0 Atlético MG), deixando o Timão com a vantagem sob o empate na terceira partida que decidiria o campeonato. O empate aconteceu, e o Corinthians sagrou-se tricampeão Brasileiro.
Um ano depois, em 2000, Luizão foi um dos destaques do time que conquistou o primeiro Mundial de Clubes da FIFA e, durante a Libertadores da América, foi o artilheiro da competição, anotando 15 gols. Com isso, tornou-se o jogador brasileiro que mais gols marcou em uma única edição do torneio sul-americano, até hoje não superado.
A trajetória no Timão foi tão marcante e de bons resultados, que o atacante foi convocado para disputar a Copa do Mundo 2002, onde sagrou-se, junto à Seleção Brasileira, pentacampeão do mundo. Naquele ano, antes de deixar o Alvinegro, Luizão ainda conquistou mais um título para o Corinthians, o Campeonato Paulista de 2001.
Luizão entrou em campo 109 vezes e fez 76 gols pelo Timão, além de ter conquistado os títulos do Campeonato Brasileiro (1999), Mundial de Clubes (2000), Campeonato Paulista (2001) e Torneio Rio-São Paulo (2002).
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados