Nesta terça-feira (09), às 13h30 (Brasília), a Federação Paulista de Futebol (FPF) irá realizar o sorteio da fase de grupos da próxima edição do Campeonato Paulista, que terá nova emissora detentora dos direitos de transmissão em 2022. Tricampeão em 2017, 2018 e 2019 e maior vencedor da história da competição, o Corinthians irá em busca de sua 31ª taça do torneio.
De acordo com o calendário nacional divulgado pela CBF na semana passada, os estaduais devem ter início a partir do dia 26 de janeiro, um dia após o aniversário da capital paulista, que também é a data fixa da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Paulistão deve contar com 16 datas, sendo 12 na fase de grupos, uma das quartas de final, uma da semifinal e duas finais.
Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino, Botafogo-SP, Guarani, Ponte Preta, Ferroviária, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol e Santo André se mantiveram na primeira divisão estadual em 2021, e se juntam a Água Santa e São Bernardo, que ocupam as vagas de São Bento e São Caetano, rebaixados à Série A2 nesta temporada.
O sorteio terá transmissão ao vivo na Record TV às 13h30 (Brasília), no site e no streaming oficiais da emissora e no canal oficial do Paulistão no YouTube, com apresentação de Sabrina Sato e de Fred, do “Desimpedidos”. Algumas partes da cerimônia serão reprisados na edição do “Balanço Geral SP” desta terça-feira.
Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro integrantes cada. Cada chave será encabeçada por um dos times considerados grandes no estado: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
No entanto, as equipes do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase. Por exemplo, caso o Timão seja sorteado no Grupo A, duelaria apenas com os times dos Grupos B, C e D na fase inicial. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às quartas de final, quando líder e vice-líder disputam a vaga à semifinal em jogo único, na casa do primeiro colocado.
Veja mais:
Corinthians pode impedir recorde inédito do Atlético-MG no Brasileirão; entenda
Róger Guedes supera Jô e lidera estatística no Corinthians com metade de jogos disputados
Taison revela mágoa com Giuliano por meia escolher o Corinthians: “Fiquei muito chateado”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados