O Corinthians segue com apenas seis contratações para a temporada. Após anunciar os meio-campistas Giuliano e Renato Augusto, os atacantes Roger Guedes e Willian, o lateral-direito João Pedro e o goleiro Carlos Miguel, a torcida segue atenta nos atletas emprestados que podem reforçar o elenco em 2022. Do 17 jogadores emprestados, nove retornam em janeiro e dois deles estão se destacando em suas equipes.
Pensando nisso, a Central do Timão separou os nomes e as análises dos atletas que estão cedidos a pelo Corinthians. Confira quando voltam e como estão em suas respectivas equipes:
Atletas que retornam fim do ano:
Janderson – Titular e ‘motorzinho’ do Atlético-GO, time estacionado na décima posição do Brasileirão, o atacante disputou 40 jogos na temporada, onde participou diretamente de três tentos. No clube goiano desde 2020, o atleta teve empréstimo renovado até o fim da temporada.
André Luis – Também cedido ao Atlético-GO até o fim do ano, André Luis recebeu 38 oportunidades e anotou dois gols.
Éderson – No Fortaleza, terceiro colocado no Brasileirão, Éderson tem sido um dos atletas mais regulares. Destaque do meio-campo, o profissional participa de forma efetiva tanto no ataque como na defesa, sempre com grandes atuações. Campeão estadual pelo time, o volante atuou em 48 jogos, marcou três gols, concedeu duas assistências e vem liderando várias estatísticas.
Jonathan Cafu – Buscando espaço no Cuiabá, o atacante Jonathan Cafu disputou, até então, 36 jogos com a camisa do time mato-grossense, sendo 22 como titulares. Nestas ocasiões, o jogador foi responsável por seis gols e quatro assistências. No Dourado, Cafu ficará até o final deste ano.
Matheus Jesus – Cedido ao Juventude, no inicio do ano, Matheus Jesus vinha sendo titular no meio-campo da equipe, porém foi suspenso por indisciplina em setembro e teve contrato rescindido. Sem espaço no Timão, foi novamente emprestado, dessa vez para o Naútico, até o final da Série B, onde atuou em três partidas como titular e chegou a marcar um gol.
Everaldo – Anunciado por empréstimo no Sport até 31 de dezembro desse ano, time que está flertando com a zona de rebaixamento do BR, Everaldo vem iniciando entre os 11 titulares da equipe. Até então, o atacante disputou 21 jogos, anotou apenas um gol e deu duas assistências.
Matheus Alexandre – Estava treinando com o elenco mas não foi aproveitado. Seguiu em empréstimo para o Coritiba em setembro, onde ficará até o término da disputa do Brasileirão Série B.
Matheus Davó – O atacante Davó foi emprestado ao Philadelphia Union, time norte-americano da MLS, até o final do ano, com passe fixado e compensação financeira para o Timão no negócio. Até o momento, o atacante só atuou em uma partida.
Sornoza – O Corinthians acertou o empréstimo do meia Júnior Sornoza ao Independiente del Valle, do Equador, com validade até o fim de 2021. Em 12 duelos, o meio-campista marcou um gol.
Atletas que não retornam:
Michel Macedo – Também emprestado ao Juventude até o fim do ano, o lateral-direito assumiu a titularidade da equipe gaúcha, onde disputou 22 partidas e deu uma assistência para gol. Após empréstimo, o jogador estará livre para assinar com outra equipe.
Walter – Titular absoluto do Cuiabá, tem sido o grande destaque da equipe, sempre com boas atuações. No Campeonato Brasileiro, Walter disputou 23 jogos, onde sofreu 19 gols. O arqueiro fez 67 defesas, uma média de 2,9 por jogo, tem 78% de bolas defendidas e chegou a ficar 10 partidas sem sofrer gols, segundo o Sofascore. O profissional de 33 anos está emprestado até o final deste ano, mas já assinou pré-contrato com o Dourado para permanecer na equipe nas próximas temporadas.
Seguem emprestados na próxima temporada:
Bruno Méndez – Emprestado ao Internacional até julho de 2022, Bruno Méndez já assumiu a titularidade ao lado de Victor Cuesta. Desde o seu anúncio, o uruguaio entrou em 17 partidas do torneio nacional, se tornando entre todos os atletas do Colorado, o segundo em rebatidas (103), segundo em interceptações (11), quarto em desarmes (29), primeiro em bloqueios (5), segundo em lançamentos certos (26), segundo em acerto de passe (95%) e 16º em faltas cometidas (10).
Mateus Vital – O meia Mateus Vital acertou com o Panathinaikos, da Grécia. O clube grego aceitou o empréstimo com preço fixado, sem obrigação, depois de um ano. O Timão impôs uma condição de que o vínculo tenha um preço pré-estabelecido caso queira comprá-lo definitivamente. O valor é de 4 milhões de euros (R$ 25 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos – o Corinthians é dono de 85%, mantendo, assim, 35% para uma venda futura. Vital tem seis jogos e um gol marcado e já é titular da equipe.
Léo Natel – Natel foi emprestado em agosto ao APOEL, clube do Chipre, até 30 de junho da próxima temporada. Titular em cinco duelos, Natel marcou um gol.
Ramiro – O Corinthians acertou o empréstimo de Ramiro ao Al Wasl, equipe dos Emirados Árabes Unidos em maio, por um contrato de um ano. Marcando gol na estreia, o meia atuou pelo Al Wasl em sete partidas.
Rodrigo Varanda – O atacante Varanda foi emprestado ao São Bernardo, com contrato válido até 30 de maio de 2022, data do fim do Paulistão. Em três duelos pela equipe do ABC, o atacante entrou no segundo tempo.
Atleta que pode retornar antes:
Richard – Emprestado pelo Corinthians ao Athletico-PR há mais de um ano, Richard foi afastado do Furacão por problemas extracampo e pode voltar ao Timão antes do fim de seu contrato com o Furacão.
Veja mais:
Com volta do público às arquibancadas, Corinthians vê rendimento cair como visitante; veja números
Sylvinho explica lesão de Willian e fala que comissão cuida de ‘todos os atletas’
Com reforços, Corinthians faz campanha parecida com início do primeiro turno
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados