Na noite desta quarta-feira (13), o Corinthians voltou aos gramados da Neo Química Arena, mais uma vez com a presença de 30% seus torcedores nas arquibancadas, onde venceu a equipe do Fluminense, por 1×0. O único gol da partida foi anotado pelo jovem Gabriel Pereira.
Na ocasião, Sylvinho promoveu apenas uma mudança do último confronto, frente ao Sport, e escalou o seguinte time: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Gabriel), Giuliano e Renato Augusto (Vitinho); Willian (Gustavo Mosquito), Gabriel Pereira (Adson) e Róger Guedes.
O Fluminense, atualmente treinado por Marcão, por sua vez, mandou a campo a seguinte equipe: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Danilo Barcelos; André, Yago Felipe (Cazares) e Nonato (Martinelli); Caio Paulista (Abel Hernández), Luiz Henrique (Jhon Arias) e Bobadilla (John Kennedy).
Durante a primeira etapa, a equipe de Sylvinho conseguiu ter a posse de bola a seu favor e ter o ”domínio territorial” dos gramados da Neo Química Arena, mas pouco apresentou agressividade à defesa tricolor. Willian, vale lembrar, sentiu dores e precisou ser substituído logo aos sete minutos iniciais, o que fez o time perder qualidade no lado esquerdo. O Fluminense, apesar de terminar a etapa com apenas 37% da posse, conseguiu chegar mais à área corinthiana, tendo oito finalizações, enquanto o dono do estádio teve cinco.
Levando em consideração apenas os 45 minutos iniciais, o clube do Parque São Jorge foi responsável por 63% da posse de bola e cinco finalizações, sendo todas elas para fora. Além do mais, teve seis escanteios a seu favor, três faltas, 93% dos passes certos, 20 duelos vencidos, seis disputas aéreas vencidas, cinco desarmes, duas interceptações e sete cortes. Os dados estatísticos são do SofaScore.
Sem alterações feitas no intervalo por ambos lados, o Corinthians voltou à segunda etapa com a mesma dificuldade na criação e para vencer o sistema defensivo do Fluminense. Apesar da situação, conseguiu balançar as redes do goleiro Marcos Felipe e sair com a vitória da Casa do Povo.
Gol do Corinthians: Aos 23 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Fábio Santos tocou para Gustavo Silva, o Mosquito, na esquerda, e o atacante cruzou na segunda trave. O meia-atacante Gabriel Pereira chegou livre na direita, pegou de chapa e, enfim, abriu o placar em Itaquera.
Contando os 90 minutos do confronto, a equipe alvinegra obteve 53% da posse de bola, oito finalizações (uma no gol, cinco para fora e duas travadas pela defesa adversária), oito escanteios, um impedimento, quatro faltas, 91% de passes certos, 37 duelos ganhos, 11 desarmes, cinco interceptações e 13 cortes.
Com o resultado, o Timão alcança mais três pontos na competição, totalizando 40 no geral, permanecendo na sexta colocação na tabela, o que garante a equipe na fase preliminar da Copa Libertadores de 2022. O Fluminense está na nona posição, com 33 pontos.
Agora, o Mosqueteiro só volta aos gramados no dia 18 de outubro, quando enfrentará a equipe do São Paulo, pela 27ª rodada do torneio nacional de pontos corridos. O Majestoso acontecerá no Estádio do Morumbi, às 20h (Brasília).
Veja também:
Treinador do Náutico explica negociação frustrada com zagueiro do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados