A Federação Paulista de Futebol anunciou na semana passada que chegou a um acordo com a Record para a transmissão de dezesseis partidas do Paulistão pelas próximas quatro temporadas em TV aberta. Com isso, a entidade colocará em prática a partir de 2022, um novo modelo para a venda da transmissão do torneio. Em vez de vender todos os direitos para uma emissora, a comercialização será feita por pacotes de jogos para variadas plataformas.
Até agora, foram fechadas duas parcerias. Na TV aberta, a Record comprou os direitos e poderá exibir um jogo por rodada na fase de grupos, um das quartas de final, um da semifinal e os dois da final. E o YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos na internet, comprou mesmo pacote do canal de Edir Macedo. Porém os jogos escolhidos serão diferentes para dar mais opção aos consumidores. Os únicos dois confrontos que coincidem no acordo com ambas as empresas são os dois jogos da final.
De acordo com matéria do GE, o YouTube busca patrocinadores para seu pacote de futebol, a empresa criou quatro cotas estimadas em R$ 19,5 milhões cada. Potencialmente, portanto, o faturamento poderá chegar a R$ 78 milhões.
Fora do Paulista em 2022 até o momento, o Grupo Globo, que era o antigo dono dos direitos televisivos do campeonato, desembolsava R$ 225 milhões por ano para adquirir todos os direitos de transmissão do Campeonato Paulista. Esse valor inclui os pagamentos a todos os clubes, que por sua vez cediam parte de suas receitas para a federação estadual.
“Temos enorme respeito e reconhecimento pela Federação Paulista de Futebol e pelo Paulistão e a certeza de que, ao longo dos anos, tanto a Globo como o futebol paulista se beneficiaram mutuamente desta parceria. Somos o maior parceiro e investidor do esporte e do futebol em especial no Brasil. Papel que desempenhamos há algumas décadas” afirma a emissora ao GE quando questionado porque se retirou da disputa para aquisição dos direitos.
“Nos últimos anos, vivemos um período de transição nos negócios no esporte e na mídia como um todo. A escalada dos valores dos direitos esportivos nos impôs uma revisão no investimento do portfólio de todas as janelas, com inúmeras decisões de investimento, sempre mirando a sustentabilidade dos negócios. Nos negócios nem sempre se conciliam possibilidades e expectativas. Foi o caso“
Ainda existie a possibilidade de um acerto entre FPF e Globo para os direitos de pay-per-view.
“O Premiere tem representado, há anos, a maior e mais completa oferta do futebol brasileiro (principais estaduais, Copa do Brasil, Séries A e B), colocando à disposição dos torcedores assinantes uma grande oferta de jogos, de maneira organizada. Valorizamos todos os campeonatos do futebol brasileiro, incluindo o Paulista.
É importante ressaltar também o impacto positivo do Premiere no futebol nacional, com ganhos crescentes para os clubes e as federações parceiras. Nesta sociedade os clubes são remunerados nos meses de campeonato nacional com uma participação da receita, ponderada pelo percentual de cadastro de cada torcida.
A ausência de oferta de um Estadual fragmenta a experiência para o torcedor dos times deste estado, o que pode gerar impacto na remuneração dos clubes durante os campeonatos nacionais, seja por reduzir a receita ou por alterar a proporção da torcida na base.
O Premiere continuará oferecendo conteúdo de qualidade com base nos direitos que adquirimos e em modelos de negócios que sigam gerando, de forma sustentável, benefícios para os clubes, para os torcedores e para a Globo.”
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