Na tarde deste sábado (18), o Corinthians divulgou a lista de relacionados para o confronto contra o América-MG, no próximo domingo (19), na Neo Química Arena, sem a presença de Marquinhos pela primeira vez desde que teve seu retorno solicitado por Sylvinho, há pouco menos de três meses.
Em 25 de junho, o treinador pediu o encerramento do empréstimo de Marquinhos ao Sport Recife para tentar encontrar um jogador capaz de atuar nos lados do campo, posição que até então era carente no elenco alvinegro. Revelado no Parque São Jorge e campeão da Copa São Paulo em 2017, o atacante passou a ser bastante utilizado pelo treinador, realizando sua estreia cinco dias depois, diante do São Paulo, em 30 de junho.
Na ocasião, Marquinhos entrou no segundo tempo e jogou durante 27 minutos. Entre o clássico e o confronto diante do Ceará, em 15 de agosto, o clube fez nove jogos e o atacante participou de todos, sempre entrando no segundo tempo. Ao todo, neste período, totalizou 164 minutos em campo – o que não resulta em dois jogos completos.
No entanto, a partir do duelo contra o time cearense, o jogador não ganhou novas oportunidades contra Athletico-PR, Grêmio e Juventude – apesar de ter sido relacionado, não foi acionado por Sylvinho no decorrer dos compromissos. Porém, voltou a receber nova chance contra o Atlético-GO, no último domingo (12), substituindo Gustavo Mosquito aos 33 minutos da segunda etapa.
Diante do Dragão, Marquinhos entrou quando o Timão estava ganhando por 1×0. Perto do apito final, o jogador não acertou um domínio no campo de defesa e viu a bola bater em seu braço, com infração a favor do adversário. A falta originou o gol de empate do clube goiano, marcado por Zé Roberto aos 44 minutos do segundo tempo.
Para buscar explicações concretas para a ausência do nome do camisa 20 entre os selecionados para o compromisso diante do Coelho, a Central do Timão entrou em contato com o Corinthians, que nos informou que o corte foi por opção de Sylvinho. Cada clube pode levar apenas 23 atletas para um jogo – Willian foi relacionado pela primeira vez desde que foi anunciado, ocupando uma vaga entre os selecionados e consequentemente tendo que fazer a comissão técnica preterir outro jogador.
Por naturalmente perder espaço no elenco após as chegadas de reforços badalados que podem atuar em sua mesma faixa do campo, como é o caso de Willian e Roger Guedes – os jovens Gabriel Pereira e Adson também estão em evolução -, Marquinhos pode ser emprestado novamente. No entanto, ele já atingiu os sete jogos no Brasileirão e não pode defender outra equipe na atual edição do torneio.
Sendo assim, se o Corinthians quiser ceder o atacante para algum outro clube, terá que ser em divisões inferiores, como as Séries B, C ou D. Um empréstimo para a Europa também está descartado, já que as janelas de transferências dos países do Velho Continente estão fechadas. Uma possível alternativa seria negociá-lo com clubes mexicanos ou argentinos, que ainda estão com suas janelas de transferências abertas – até os dias 22 e 26 de setembro, respectivamente.
Veja mais:
Formado no Terrão, Guilherme Mantuan cobra R$ 533 mil do Corinthians na Justiça
Com Willian, Corinthians divulga relacionados para enfrentar o América-MG
Diretor da Anvisa afirma que Willian terá que “responder processo” por ignorar regra sanitária
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados