Recém chegado ao Corinthians após passar três anos na China, Roger Guedes era conhecido no Brasil, em suas passagens pelo Criciúma, Palmeiras e Atlético-MG, como um jogador de rápido, de qualidade e que atuava pelos lados do campo, próximo ao ataque.
No entanto, o que ainda não é de muito conhecimento do torcedor em geral é que o atacante de 24 anos evoluiu taticamente no futebol chinês. Apesar do país asiático ser conhecido por não ter tanta técnica se comparado a outras ligas, a China trouxe a Roger Guedes o aprendizado de atuar em outra função, a de centroavante.
Até chegar a China, Roger nunca tinha conseguido pegar uma sequência sendo a referência no ataque. Pelo Shandong Luneng, seu antigo time, o atacante atuou em 20 partidas como centroavante, e foi justamente nessa posição a qual o jogador conseguiu obter os melhores números pela equipe chinesa.
Em 20 partidas atuando como referência no ataque, Roger Guedes marcou 13 gols e concedeu cinco assistências. Em comparação com as partidas em que atuou pela ponta esquerda, o atacante fez seis partidas na posição e marcou dois tentos. Já pela beirada do campo direito, o atleta jogou em duas partidas pela equipe chinesa e terminou ambas sem anotar nenhum gol, segundo os dados do Transfermarket.
Perguntado em sua primeira entrevista coletiva sobre qual a melhor posição que prefere jogar, Roger Guedes respondeu que se sente bem fazendo as duas funções, relembrando as atuações centralizado na China, revelando que prefere jogar mais pelas beiradas do campo, mas que além disso, gosta de jogar solto no ataque.
“Me sinto muito bem nas duas posições, lá na China eu joguei muito tempo por dentro, como centroavante, segundo atacante, mas minha opção de origem é na ponta. Mas eu me sinto muito bem ali, como eu falei, gosto de jogar solto no ataque, não gosto de ficar só aberto, gosto de jogar por dentro também, mas onde o Sylvinho optar eu vou dar o meu melhor”, declarou Roger Guedes.
Com isso, a experiência do atacante pode ser de grande valia para o técnico Sylvinho, que terá mais opções para fazer mudanças táticas durante a partida, caso seja necessário. Atualmente Jô é o titular absoluto na posição, tendo como reserva o atacante oriundo da base, Felipe Augusto. Além dele, o meio-campista Luan já foi testado na posição com o treinador como falso nove.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados