No próximo domingo (22), o Corinthians irá até Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 16h (Brasília), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Neste confronto, Renato Augusto, que voltou ao Timão há quase um mês após mais de cinco temporadas no futebol chinês, pode reencontrar Jadson, hoje atleta do Furacão, com quem formou uma dupla de sucesso entre 2014 e 2015 no time alvinegro.
O camisa 8 chegou ao Parque São Jorge em janeiro de 2013 para encorpar o elenco que havia sido campeão mundial um mês antes, sendo adquirido junto ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 3,5 milhões de euros (R$ 8,5 milhões na cotação da época). Entretanto, devido a algumas lesões, não conseguiu se firmar em seu primeiro ano no clube, ocupando o banco de reservas em determinados momentos da temporada.
O ex-camisa 10, por sua vez, chegou ao CT Joaquim Grava em fevereiro de 2014 através de uma troca envolvendo o atacante Alexandre Pato com o rival São Paulo. No entanto, a dupla “Renadson”, como ficou conhecida, ainda demorou um pouco para se firmar. Mano Menezes, então treinador corinthiano, chegou a afirmar que não sabia se dava para colocar ambos “ao mesmo tempo”.
Somente sob o comando de Tite, em 2015, os dois se entrosaram e renderam o esperado. Na campanha do título do Campeonato Brasileiro daquele ano, a dupla foi fundamental para o Corinthians. Os meio-campistas, inclusive, estiveram no “time ideal” do Prêmio Craque do Brasileirão, entregue pela CBF aos melhores jogadores do torneio – Renato Augusto foi eleito o craque daquela edição da competição.
Após a conquista nacional, acabaram se transferindo ao futebol chinês, assim como outros jogadores do elenco – Gil e Ralf, por exemplo. Jadson foi para o Tianjin Quanjian, e Renato Augusto foi para o Beijing Guoan. Um ano depois, o primeiro retornou ao Timão e ainda conquistou mais um Campeonato Brasileiro, em 2017, e três Campeonatos Paulistas, em 2017, 2018 e 2019.
Porém, acabou deixando o clube alvinegro no início de 2020 por não estar nos planos do técnico Tiago Nunes, que tinha acabado de assumir o comando técnico da equipe. Logo depois, acertou com o Athletico-PR, time que o revelou para o futebol – e permanece até hoje.
Contudo, recentemente se envolveu em polêmicas com o treinador português António Oliveira e não foi relacionado para os últimos três jogos do Rubro-Negro. Aos 37 anos, sua presença no confronto diante do Corinthians é uma incógnita.
Renato Augusto, vale lembrar, teve seu retorno ao Timão anunciado no último dia 22 de julho e realizou a sua reestreia no último domingo (15), diante do Ceará, na Neo Química Arena, quando entrou no segundo tempo e logo anotou um golaço.
Veja mais:
Corinthians finaliza a preparação para enfrentar o Athletico-PR; confira a provável escalação
Confira os relacionados do Corinthians para o duelo contra o Athletico-PR
”Fiquei assustado”, afirma Jô sobre apedrejamento em seu carro
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados