- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Gilmar Fubá, um dos jogadores mais irreverentes da história do Corinthians comemoraria 46 anos nesta sexta-feira (13). Cria do Terrão Alvinegro, Fubá faleceu no último 15 de março, vítima de mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea. O ex-jogador foi diagnosticado com a doença já em estágio avançado, após sofrer uma pneumonia e desde 2016 passou por longo tratamento.
Nascido no dia 13 de agosto de 1975, no bairro de São Matheus, zona leste de São Paulo, Gilmar cresceu tomando mamadeira de fubá, devido a origem humilde e isso acabou virando um apelido que carregava com orgulho:
“Vinha muito fubá na cesta do meu pai. O leite era mais caro. Por isso, eu tomava muita mamadeira de fubá“, explicava o volante.
Formado no Terrão do Corinthians, conquistou a Fiel Torcida por sua garra e dedicação em campo. Atuando no clube entre 1996 e 2000, tendo como especialidade a marcação e os desarmes no setor defensivo, Gilmar disputou 131 jogos com a camisa alvinegra e marcou quatro gols.
Campeão Mundial Fifa pelo Timão em 2000, Gilmar ainda conquistou o Campeonato Paulista de 1997 e o Bicampeonato Brasileiro de 98 e 99.
Nos últimos anos, Gilmar Fubá trabalhou como caça-talentos para as categorias de base do Corinthians. Era uma espécie de observador de jovens promissores na capital e no interior de São Paulo.