Em fevereiro de 2020, o Corinthians contratou junto ao Cruzeiro o volante Éderson para ser mais uma opção de Tiago Nunes, técnico da época, no setor do meio-campo. Neste ano, em março, o atleta, no entanto, foi repassado para o Fortaleza.
No clube cearense, o profissional vem se consolidando e se tornando o principal atleta da equipe. Desde a sua chegada, o volante disputou 27 jogos, marcou dois gols, concedeu quatro assistências e vem liderando estatísticas.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, Éderson é o segundo jogador com mais chutes de fora da área, só atrás de Ferreirinha, do Grêmio (09). Além disso, é o quarto atleta com mais desarmes (31), dois a menos que Raul, do RB Bragantino (33). Os dados são do GE.
Como o atleta está valorizando no mercado, o Alvinegro, segundo o GE, vive expectativa de vendê-lo para o exterior. No contrato feito com o Fortaleza não há um valor fixado de compra e, por conta disso, dificilmente haverá uma venda para a equipe cearense.
Caso não surja nenhuma proposta internacional, a tendência é de que o jovem, atualmente com 21 anos, seja reintegrado ao elenco do Corinthians na próxima temporada.
Com contrato até dezembro de 2025, Éderson atuou em 25 partidas pelo clube do Parque São Jorge, onde foi titular em 14 oportunidades. Em seus primeiros jogos com o manto Alvinegro, o profissional marcou três gols que foram cruciais para a classificação da equipe na final do Campeonato Paulista de 2020.
Confira o quarto episódio da série da Central do Timão, “Gaviões da Fiel – Primeira Geração”:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados