- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Colin Kâzim-Richard, o Kazim, chamado carinhosamente de “Gringo da Favela”, completa 35 anos nesta quinta-feira (26). Aguerrido e disposto a defender o Corinthians sempre que esteve em campo, conquistou rapidamente a torcida. O inglês naturalizado turco tinha garra de sobra e ganhou rapidamente o respeito da Fiel.
Após passagem pelo Coritiba em 2016, o atacante chegou ao Timão em 2017 por apenas R$ 1 milhão, com contrato de duas temporada. Logo no primeiro vídeo que apareceu com o manto alvinegro, Kazim já se denominou “O Gringo da Favela”.
Em seu primeiro jogo, na vitória de 4 x 1 contra o Vasco, pela Florida Cup, o camisa 18 anotou o terceiro gol do Timão na partida, um presságio do bom ano que estava vindo pela frente. Após a pré-temporada nos Estados Unidos, conquistou, com Fábio Carille e companhia, o Paulistão.
A equipe também conseguiu triunfo no Brasileirão, titulo no qual Kazim teve parcela de importância. Na rodada de número 34, o Corinthians era líder do campeonato, mas com os rivais se aproximando. Em duelo contra o Avaí, na Arena, o camisa 18 substituiu o suspenso Jô, e aos três minutos do segundo tempo, marcou gol de peito e passou grande alívio para todos os seus companheiros e torcedores. Na próxima rodada, na vitória contra o Fluminense por 3 x 1, o Timão sagrou-se campeão do Brasileirão.
O Corinthians foi tão representativo na vida de Kazim, que o atleta fez uma tatuagem em sua perna com a taça do Brasileirão, acima escrito “4° FORÇA”, pois o Timão era dado pela imprensa como o pior time dentre os grandes de São Paulo. Na panturrilha, próxima a tatuagem, escreveu: “GRINGO DA FAVELA”.
Permaneceu no Corinthians até junho de 2018, e também é bicampeão Paulista. Finalizou sua passagem pelo Timão com 37 jogos e quatro gols, e transferiu-se para o Lobos, do México.
Atualmente, Kazim joga ao lado de Wayne Rooney, no Derby County, da Inglaterra.
Parabéns, Kazim!
Leia mais:
Corinthians apresenta balancete do semestre com superávit; mas situação financeira ainda preocupa
Corinthians visita o São José pelo Paulista Feminino; saiba onde assistir
Em negociação com o Bordeaux, Raul Gustavo posta mensagem em francês