Após tentar sem sucesso uma acordo com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério Público, a Federação Paulista de Futebol e os clubes paulistas enfrentam grandes dificuldades para prosseguir com o andamento dos jogos, sendo que as alternativas são cada vez mais inviáveis.
Devido às medidas adotados por governantes públicos em meio à pandemia do Coronavírus, o futebol brasileiro começa a ser duramente afetado, assim como aconteceu no ano de 2020. O Campeonato Paulista está impedido de ter seus jogos disputados no estado de São Paulo até o fim deste mês.
Insatisfeitos, por julgarem que a prática do futebol profissional, por seguir determinados protocolos, não traria grandes consequências para a sociedade e saúde pública no geral, a FPF e os clubes entendem que o Campeonato Paulista deve continuar.
Os clubes, inclusive, apresentaram às autoridades um plano de protocolo ainda mais rígido do que aquele que vinha sendo aplicado. Além disso, citam como exemplo competições esportivas que continuam a ser praticadas em vários países, principalmente na Europa.
Após o “não” recebido pelas autoridades paulistas no início da semana, os clubes e a FPF realizaram nova reunião nesta quinta-feira, ficando decidido pela suspensão da rodada que aconteceria neste fim de semana, bem como que continuariam a busca por uma solução.
A possibilidade de judicialização do caso foi descartada, por ora, sendo que este ponto foi decidido por meio de uma votação. Dos 16 clubes, 9 votaram contra recorrer ao Poder Judiciário, inclusive, o Corinthians.
A Federação mantém conversas com a CBF e tenta abrir espaço para a realização de jogos em outros estados, mas as dificuldades existem e colocam em risco a continuação do torneio. Os planos de realizar partidas em Minas Gerais e Rio de Janeiro foram frustados, devido a negativa dos governos daquelas praças esportivas.
Além das alegações de ordem técnica, relacionadas à saúde pública, muitos governantes temem críticas que possam vir por abrigarem as dezenas de partidas que seriam transferidas. Outro ponto que também pesa é a estrutura adequada para receber todos os jogos e clubes.
O estado do Mato Grosso do Sul também foi sondado, mas a resposta foi negativa.
“A FUNDESPORTE é contraria a vinda de jogos do paulista para o estado, pois não existe vantagem nenhuma para gente em sediar esses jogos. Ainda estamos vivendo uma pandemia, sabemos que os torcedores sul mato-grossenses são muito fanáticos por clubes paulistas e isso pode gerar aglomeração em volta de hotéis e estádios para recepcionar jogadores. Além disso, jogos com portões fechados não traz retorno financeiro para o Estado” informou Marcelo Miranda, presidente da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) ao site Campo Grande News.
Sendo assim, são reais as chances de termos o Campeonato Paulista paralisado até o final do mês, ou até mesmo por um período bem maior, como aconteceu em 2020.
Leia mais:
+ Dirigente afirma que Corinthians recebeu ‘boa parte’ da venda de Pedrinho ao Benfica, de Portugal
+ Diretor financeiro afirma que Corinthians contratou empresa para revolucionar o Clube; entenda
+ Há 23 anos, Vampeta marcava seu primeiro gol com a camisa do Corinthians
+ Corinthians disputa terceiro lugar na Libertadores Feminina: confira dia, adversário e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados