Uma das novidades trazidas pela Fifa neste começo de temporada trata de criar padrões para o contrato de trabalho dos técnicos de futebol. Caso um clube não cumpra um acordo financeiro, o treinador prejudicado pode acionar a Fifa. A entidade, por sua vez, poderá penalizar o clube, como já acontece com os jogadores, por exemplo.
No entanto, a proteção da Fifa vale apenas para técnicos estrangeiros que trabalham no Brasil ou para brasileiros que trabalham no exterior. Agora espera-se que as confederações nacionais estabeleçam as mesmas regras.
“Uma das grandes falhas do regulamento de transferências de jogadores da Fifa era não ter regras específicas para os contratos dos treinadores com clubes e federações. Ainda que tarde, agora há regras claras para proteção quanto à inadimplência salarial e a forma de rescisão de seus contratos.”
“Em caso de inadimplência, sendo a mesma reconhecida pela Fifa, o clube devedor, entre outras penalidades, pode ser proibido de contratar novos jogadores até pague a dívida.”, explicou o advogado Eduardo Carlezzo ao UOL Esporte.
Leia mais:
+ Cazares pode voltar a atuar pelo Corinthians ainda no Brasileirão
+ Corinthians Feminino completa elenco; confira o mercado da bola
+ Ex-zagueiro do Corinthians, Felipe revela inspiração em Thiago Silva
+ Há exatos dez anos, acontecia Derby que mudou a história do Corinthians
+ Corinthians se prepara para enfrentar o Athletico-PR; veja provável escalação
+ Corinthians lidera lista de times brasileiros com mais jogos no Mundial de Clubes; veja o ranking
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados