No último sábado (18), a autora do tão conhecido desenho geométrico das calçadas de São Paulo, Mirthes Bernardes, faleceu, aos 90 anos de idade, deixando o seu valor fixado na história da cidade.
Cabe lembrar que, no começo deste mês, o Corinthians lançou seu quarto uniforme para a temporada, inspirado na obra de Mirthes Bernardes, com polígonos em preto e branco que fazem alusão justamente ao mapa da cidade que está estampado em muitas calçadas, principalmente no centro histórico, local onde foram feitos os ensaios fotográficos do lançamento da camisa.
A obra da artista foi criada em 1966, em um concurso realizado pelo prefeito Faria Lima. Mirthes estudou algumas possibilidades, mas inscreveu o projeto dos polígonos em forma de São Paulo. Sua proposta foi a vencedora e, logo em seguida, foi implementada em trechos da rua da Consolação. Com o passar do tempo, as avenidas passaram possuir os ladrilhos produzidos pela artista. Hoje, a obra virou um ícone, deixando de ser apenas um piso. Passou a ser aplicado em utensílios diversos, como fachadas, estampas de tecidos e até mesmo, em rótulos de cervejas.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados