De forma diferente do usual no futebol feminino brasileiro, o Corinthians expõe nome das jogadoras na parte posterior das camisas de jogos. Além do Timão, somente o Santos faz o mesmo. Pioneiros nesse sentido, os clubes entendem que personalizar é respeitar a modalidade, que vem ganhando espaço e adesão da torcida a cada dia.
O Corinthians que está em mais uma final de Brasileiro Feminino e na semifinal do Paulista, tem sido um dos protagonistas e modelo de gestão da modalidade. Ter o nome marcado na camisa das jogadoras vem desde 2018 ao sair da parceria com Audax e caminhar com as próprias pernas.
A diretora do futebol feminino do Corinthians, Cris Gambaré explicou o motivo de terem feito isso em entrevista concedida a Uol Esporte :
“Esse foi um pedido do presidente do clube, Andrés Sanchez, que também entendia ser justo a equipe utilizar os mesmos moldes de personalização, ou seja, nome e número, da camisa da categoria adulta no futebol masculino”
E serve também como aproximação do público e fidelização ao produto, segundo a diretora:
“O fato de personalizar ou não é algo muito pessoal dos clubes, de acordo com suas necessidades, conceitos e até tradições. No nosso caso, vemos como uma forma de aproximar o torcedor do time. Além disso, pode ser uma forma a mais de ativação, já que o torcedor pode comprar a camiseta de sua atleta preferida, com nome e número dela na camiseta” completou.
O Palmeiras justifica seguir a regulamentação dos campeonatos que não pôs essa exigência, já o São Paulo alega economia, por não haver quantidade suficiente disponível para atender o profissional e base feminino.
Outro clube tradicional da modalidade, São José esclarece que é uma opção futura, e a atual campeã brasileira, Ferroviária, não faz uso de personalização das camisas do clube em nenhuma das modalidades, para priorizar o espaço para venda de patrocínio.
Na Libertadores da América, a inclusão do nome na parte posterior da camisa é obrigatória.
A final do Brasileiro Feminino é neste domingo (05), às 20h, na Neo Química Arena, entre Corinthians e Avaí/Kindermann.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados