Novo técnico do Corinthians disse que o volante só comprovou a impressão que já tinha dele
Após cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi a Curitiba e saiu com a vitória por 1×0 sobre o Athletico, pela 15ª rodada do nacional.
O gol do Timão saiu de uma disputa de Xavier no meio do campo. O volante dividiu a bola e faz o passe antes de receber o choque da defesa do Athletico, entregando para Everaldo em velocidade. O atacante também fez uma jogada inteligente quando chutou a bola por entre as pernas do goleiro do Furacão, tirando suas chances de defesa.
O técnico Vagner Mancini concedeu sua primeira entrevista coletiva pós-jogo e falou sobre como avaliou para retornar Xavier ao time titular. O volante subiu da base recentemente, fez dois bons jogos no profissional e foi sacado do time pelo técnico interino Dyego Coelho.
“Não tenha dúvida que a gente sabe aquilo que está acontecendo dentro de outros times. E antes da minha chegada, eu vi alguns jogos do Corinthians, vi a entrada (estreia) do Xavier, fiz um treinamento ontem à tarde, onde no plano tático fiz a entrada de vários jogadores e quando o Xavier entrou na equipe que seria titular de hoje, ele demonstrou que poderia ser útil nessa função. Então, dentro daquilo que eu fiz o treinamento, só comprovou aquilo que eu já tinha em termos de impressão de fora. Por isso, eu segui à risca a minha intuição, achei que era o momento da volta do Xavier, e fiquei muito satisfeito com o que ele realizou em campo.”
O volante João Vítor Xavier, de 20 anos, ganhou espaço no elenco principal da Ponte Preta com Eduardo Baptista, no início de 2018, quando chegou a disputar três partidas pelo time de cima. Depois, passou por alguns problemas físicos e retornou à base. Capitão da Macaca na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, o jogador, então com 18 anos assinou por quatro temporadas com o Timão.
Chegou ao Corinthians para integrar o Sub-20 e rapidamente conquistou espaço, o jogador tem ótima qualidade no passe, interceptação e chega bem na área adversária para finalizar. Em 2020 disputou a Copinha pelo Corinthians realizando grandes jogos, sendo o capitão da equipe. Marcou dois gols na competição.
Com bom jogo aéreo, tem a qualidade ofensiva dos volantes modernos de chegar bem à frente e ter boa visão de jogo. Xavier foi chamado pelo técnico Tiago Nunes para começar a treinar com o elenco principal do Corinthians em julho e não recebeu oportunidade de jogar. Nesta quarta-feira, em meio à crise da equipe no Campeonato Brasileiro, foi chamado para o jogo pelo interino Dyego Coelho e já como titular. Não decepcionou e jogou como veterano.
Ainda participou de mais uma partida e foi sacado do time por “opção tática”, segundo o treinador.
Xavier pertence 50% ao Corinthians. O restante dos seus direitos econômicos são 40% da Ponte Preta e 10% da Portuguesa Santista. O volante tem contrato com o Corinthians até o fim de janeiro de 2023.
Veja a comemoração de Xavier ao final da vitória sobre o Athletico nesta quarta (14):
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados