O treinador está no Corinthians desde 2018 para treinar o sub 15, e, recentemente fez aperfeiçoamento de carreira em Portugal e nutre admiração por Bielsa
Com a ida de Dyego Coelho para técnico interino da equipe profissional do Corinthians, Carlos Leiria assumiu a função de treinador do Sub-20. E já começou estreando no Campeonato Brasileiro da categoria, que se iniciou no fim de setembro.
Sob seu comando a equipe tem duas vitórias, um empate e uma derrota no Brasileirão Sub-20. Nesta semana, ele concedeu entrevista à ESPN e falou sobre o trabalho que vem fazendo.
Seu jeito de montar a equipe, de forma diferente da que vemos ser jogado no profissional do Corinthians é o que mais chama atenção dos que assistem seus jogos. Apesar do esquema ter sido implantado por Dyego Coelho no Sub-20, é o treinador Carlos Leiria que tem aperfeiçoado o esquema tático com três defensores.
“Já vinha sendo feito e estamos procurando manter. Precisam de pequenos ajustes, mas pelo fato de conhecer o Coelho e a maneira como ele trabalha, facilitou a adaptação. A saída com três jogadores é muito interessante. Vem sendo utilizada em toda a base. Não necessariamente com três defensores, mas com pelos menos um volante mais recuado para o momento da saída”
Matéria relacionada:
+ Quem é Carlos Leiria, o treinador que vai comandar o Sub-20 do Corinthians
O gaúcho tem admiração por outros técnicos que passaram pelo clube corinthiano, como Loss, Carille e o Tite. Mas busca seu estilo.
“Acredito que eu tenha um estilo próprio. Estou buscando marcar com uma identidade o meu processo como treinador. Além de buscar um equilíbrio nas minhas equipes, procuro muito por característica qualificar o jogo ofensivo da equipe.”
O treinador está no Corinthians desde 2018 para treinar o sub 15, e, recentemente fez aperfeiçoamento de carreira em Portugal, explicou sua admiração por Bielsa:
“Já faz seis anos que estudo muito o Bielsa. Procurei me aprofundar sobre os trabalhos dele pós passagem pela seleção chilena e Bilbao. Inclusive tive um pequeno contato com ele no Leeds quando estive na Europa. Realmente serve como inspiração pela maneira que influenciou muitos treinadores de ponta e outros que estão começando a trajetória… É uma pessoa, não só como técnico, que admiro muito. Inspirador.”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados