Emissora carioca deve usar novo sistema de som em mais uma transmissão
No jogo de hoje (30) entre Corinthians e Atlético-GO, às 21h30 na Neo Química Arena, a Globo deve usar uma tecnologia de som mais sofisticada. A transmissão terá áudio em Dolby Atmos, que gera um som mais imersivo e envolvente, em 360º graus, dando ao espectador a impressão de estar no estádio.
A tecnologia, similar à dos cinemas, já foi usada pela emissora carioca na transmissão do jogo entre Corinthians e Bahia no último dia 16 e estará disponível apenas para a Região Metropolitana de São Paulo. Para que o espectador possa usar esse sistema de som, é necessário que ele tenha um aparelho de televisão compatível.
Em um comunicado, a Globo indica ao espectador como utilizar a tecnologia: “é preciso que o televisor, home theater ou soundbar sejam dotados da tecnologia Dolby Atmos e que espectador selecione, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço)”.
A emissora afirma que essa tecnologia se adapta a diferentes aparelhos: “Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, já é possível notar a diferença imersiva. Essa experiência se amplia caso o espectador tenha um home theater 5.1 e fica ainda mais intensa se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, que são os sistemas ideais para reprodução completa do áudio imersivo”, diz a Globo em seu comunicado.
O sistema começa a ser adotado após mudanças nas normas do padrão da TV digital no país, permitindo a utilização de tecnologias mais interativas com os espectadores. A Globo tem testado o novo formato nos últimos cinco anos e começa a adotá-lo gradativamente em 2020:
“Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão”, completa a emissora.
Por Eduardo Quintino/Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados