As equipes já se enfrentaram 111 vezes na história e o Tricolor leva a vantagem de apenas um jogo
Na tarde deste domingo (13), a partir das 16 horas a bola rola para paulistas e cariocas no gramado do Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Não decide título, mas a pressão vivida por ambos se equipara a uma final. Ambos precisam vencer para respirar em meio à crise que teima em se instalar. Ambos tem sofrido pressão de suas torcidas, e treinado ao som de protestos.
As duas equipes tem um histórico de confrontos muito equilibrado. Normalmente é assim: o Tricolor ganha no Rio e o Alvinegro em São Paulo. Os dois já se enfrentaram 111 vezes, e o equilíbrio é tanto que, caso vença hoje, o Timão empata tudo de novo. Até aqui são 40 vitórias do Fluminense, 39 do Corinthians e 32 empates.
Ambos já fizeram grandes jogos e decidiram campeonatos. Levantamos os jogos de decisões, e o Corinthians eliminou o Tricolor carioca em sete oportunidades , contra apenas duas do time Pó de Arroz. Vejamos:
Em 1941, o Corinthians ganhou a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo em cima do Fluminense, ganhando da equipe por 5×2 e levando a segunda taça do torneio da sua história.
Em 1952, o Fluminense ganhou a Copa Rio em cima do Corinthians, vencendo o Alvinegro por 2 a 0 no primeiro jogo das finais e empatando o segundo em 2×2.
Em 1981, o Corinthians ganhou do Fluminense a decisão pelo terceiro lugar do Torneio Independência, um torneio amistoso com Portuguesa e Sporting de Portugal. Jogo terminou em 4×2.
Em 1976, o Corinthians eliminou o Fluminense na semifinal do Campeonato Brasileiro. Em um jogo emblemático onde a torcida Alvinegra fez o grande e maior deslocamento em tempos de paz e em competições esportivas do mundo, ela comandou o time em campo, a partida terminou empatado em 1 x 1 e o Corinthians levou título nos pênaltis.
Em 1984, o Fluminense eliminou o Corinthians na semifinal do Campeonato Brasileiro por 2 a 0.
Em 2002, o Corinthians eliminou o Fluminense na semifinal do Campeonato Brasileiro numa partida que venceu por 3 a 2 e perdido uma por 1 a 0.
Em 2009, o Corinthians eliminou o Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil, ganhando uma partida em 1 a 0 e empatando outra em 2 a 2.
Em 2016, o Corinthians eliminou o Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil, ganhando de 1 a 0 e empatando outro em 1 a 1.
Em 2003, o Fluminense eliminou o Corinthians da Copa Sul-Americana numa partida que venceu por 2 a 0, em grupo que também contava com o Atlético-MG.
Em 2019, o Corinthians eliminou o Fluminense nas quartas de final da Copa Sul-Americana nos pênaltis.
Em 2017, o Corinthians venceu o Fluminense por 3×1 na 35ª rodada e conquistou o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.
Por Tatiane Vidal/Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ 13.05.1984 – O Corinthians x Fluminense da minha vida – Blog do Dr. César
+ Equilíbrio marca o retrospecto dos confrontos entre Corinthians e Fluminense
+ Futebol feminino: o confronto entre o jovem time gremista e o experiente Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados