Salve Fiel,
Sem cravar nomes, vamos analisar as marcas especuladas pelos veículos de imprensa, para você conhecer as prováveis compradoras dos direitos de nome da Arena Corinthians. Usamos também como parâmetro as postagens do presidente Andrés Navarro Sanchez em seu Twitter pessoal.
Vamos lá!
Logo que o assunto Naming Rights começou, Andrés postou:
“Em nome do Corinthians, aviso que não tem nenhuma negociação concluída dos naming rights da Arena Corinthians. O clube continua conversando com diversos interessados e espera ter, em breve, excelentes notícias para toda a torcida e os sócios.” – 2:44 PM · 17 Ago, 2020
Isso abriu margem para vários nomes serem especulados, como por exemplo: Magazine Luiza, Samsung, Grupo HyperaPharma, Fly Emirates, Amazon, dentre outros nomes.
Passados seis dias, ele foi de novo à rede social e soltou:
“Estamos bem perto. Já já vem, mas nunca esteve na camisa do Timão” – 6:02 PM · 23 Aug, 2020
Com isso, as possibilidades começaram a se reduzir, tirando a Samsung, Magazine Luíza, dentre outras marcas que estiveram, mas permanecendo o Grupo Hypera Pharma, atual dono da marca Neo Química, adquirida em 2009.
(Aqui, abrimos um parênteses: a Hypera Pharma é o nome da antiga Hypermarcas. Sim, a Hypera Pharma já patrocinou o Corinthians no passado, usando a marca Neo Química. Mas pelo jogo de palavras usado por Andrés, a marca Hypera Pharma não estampou a camisa do Timão. Além disso, se ela for a compradora, poderá facilmente colocar uma das dezenas de outras marcas da qual é dona e colocar para estampar a camisa do Corinthians. Sob essa ótica, Andrés não estaria “mentindo”, mas tentando despistar. Pronto! Parêntesis fechado!)
No próximo tweet, o presidente deu a entender que o contrato está fechado, e a especulação da imprensa é o anúncio no dia 1° de setembro, aniversário de 110 anos do Corinthians, e possivelmente quando Duílio Monteiro Alves será lançado como candidato da situação (chapa Renovação & Transparência) às eleições de novembro de 2020.
“Parabéns bem vinda vai Corinthians” (sic) – 10:20 AM · 27 Ago, 2020
Certo, mas e agora? Temos três nomes sendo muito solicitados pela Fiel, e divulgados como “certos” pela imprensa, mesmo que ainda, aos olhos da Torcida, não aparente haver fonte confiável de informação.
Portanto, nós vamos destrinchar as três principais apostas lançadas:
Hypera Pharma:
Maior grupo farmacêutico do Brasil quando falamos de receita líquida e capitalização de mercado, tendo sua sede na capital paulista. O nome foi alterado em 2017 com aprovação de acionistas: anteriormente o grupo era chamado de Hypermarcas S.A.
Atua em três principais segmentos de atuação, sendo eles:
⦁Consumer Health;
⦁Produtos de prescrição;
⦁Similares & Genéricos
Foi o maior anunciante do mercado brasileiro no primeiro semestre de 2017. A marca vale atualmente R$21,7 bilhões, tendo lucro registrado em 2019 de R$2,9 bilhões.
Dentre produtos desta marca, temos: Adocyl, Gelol, Benegrip, Atroveran, Biotonico Fontoura, Engov, entre outros.
Em resumo, quando Andrés escreveu que o patrocinador não esteve na camisa, é porque poderá ser o nome de qualquer uma destas marcas que fazem parte do portfólio da Hypera Pharma. Andrés também disse que o grupo Globo não terá problemas em falar o nome da Arena Corinthians, falando junto o nome da dona dos naming rights, caso seja a Hypera (a emissora só cita o nome da marca caso essa marca seja patrocinadora ou anunciante da emissora).
Amazon:
Essa admirada multinacional norte-americana é atualmente a 4ª marca mais valiosa do mundo, atrás apenas de Apple (1°), Google (2ª) e Microsoft (3ª). À primeira vista, é um gigante Market Place, ou seja, um enorme site que vende de tudo, inclusive produtos de outras empresas. Porém, a Amazon é uma das companhias que vem revolucionando nosso dia a dia por meio da tecnologia, e em diversas áreas. Sua sede fica em Seattle, Washington, EUA. A companhia se concentra muito no e-commerce, serviços de streaming, inteligência artificial, inovações, especialmente em logística, além de computação em nuvem. O valor atual só de sua marca, em 2020, gira em torno de US$134,5,1 bilhões, e o lucro da empresa durante o período da pandemia de COVID-19 subiu 60%, em movimento oposto ao da maior parte da Economia mundial, que despencou abissalmente. O valor de mercado da Amazonatualmente chega próximo a US$1,5 TRILHÃO. Seu fundador, Jeff Bezos, é a pessoa mais rica do mundo, com fortuna estimada em US$204 bilhões, além de ser considerado um dos pilares da revolução tecnológica atual.
A Amazon tem investido em comprar diferentes tipos de serviço para expandir seu mercado, seu lucro e,consequentemente, criar uma dependência maior, mesmo que indiretamente, dos consumidores em seus negócios.
Uma das últimas aquisições da empresa foi o serviço de stream Twitch.tv, utilizado por milhares de pessoas para transmitir partidas de videogames, bate-papo, torneios de e-Sports (campeonato de jogos virtuais), e atualmente, um dos maiores concorrentes diretos do YouTube.
O mais interessante é: por que a Amazon escolheria se associar à marca Corinthians? Como dito, além do expansionismo de mercado e da compra de empresas, a Twitch é uma ferramenta publicitária muito forte, e a Arena tem um espaço que já foi de interesse de algumas empresas para a realização de eventos de e-Sports. Lembrando que o Corinthians tem um time de Free Fire muito forte, sendo o primeiro campeão mundial do game.
Uma curiosidade: nos próximos dias, será realizado um torneio de Free Fire, chamado Copa Nobru. As partidas ocorrerão nos dias 28 e 29 de agosto e serão feitas em estúdio. Porém, no dia 30 de agosto, elas acontecerão no gramado da Arena Corinthians, com transmissão da Twitch e do YouTube.
Faz sentido? Talvez.
Emirates:
Considerada a companhia aérea mais admirada do mundo, é proveniente dos Emirados Árabes Unidos. A sede da empresa é em Dubai. Em 2018-2019 registrou um lucro de US$ 631 milhões.
Ela busca ser a primeira sempre, seja em utilizar os mais novos e principais aviões do mundo, seja em números de passageiros. E se não consegue ser a primeira, busca estar no top 3 da aviação mundial. Por exemplo, foi a segunda companhia aérea a operar o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, viajando de Dubai a Nova York em umvôo de 13h48m.
No Brasil, a Emirates busca expandir seu mercado, principalmente com vôos com destino a São Paulo ou partindo dos principais aeroportos paulistas.
Segundo a imprensa, recentemente Andrés foi visto indo a uma reunião em Dubai. Será??
E você? Qual é a sua aposta sobre o nome da empresa que adquiriu o naming rights da Arena Corinthians? E por que você acha isso? Deixe seu comentário aqui e vamos debater sobre isso. Façam suas apostas! (Será que não tem nenhuma empresa de apostas que poderia se interessar pelo naming rights??).
Texto dos publicitários Pedro Soares e Ricardo Inforzato
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados