Departamento homenageia ídolos e momentos históricos do Timão com trabalho primoroso de resgate, por conta de aniversário do Clube que acontece dia 1º de setembro
“Chapéu de feltro na cabeça, óculos de lentes grossas, aquele homem ali perto do alambrado, rosto enrugado, conversando com voz baixa num grupinho de pessoas, é ele. “Seu” Manoel Nunes. A tarde está esfriando, é uma tarde de maio. É quarta-feira, dia 18, 1977. Maio, mês de Nossa Senhora. Maio dos lírios brancos. Sobre o Parque São Jorge o céu está claro, chega um vento do rio Tietê, já com miasmas. Aquele homem de chapéu é o Neco. Anda devagar, o tempo cansa, irmãozinho. O tempo cansa. Ele olha os jogadores correndo pelo campo. Naquela tarde, foi a última vez que o maior jogador do Corinthians de todos os tempos esteve no Parque Sagrado…”
“Emocionante”. Assim torcedores estão definindo o trabalho de melhoramento de fotos históricas feito pelo Corinthians Cultural nas redes sociais. O Corinthians completa 110 anos no dia 1º de setembro. O departamento está não apenas publicando a foto colorizada, mas compondo-as com textos que mexem com o Corinthianismo do torcedor.
O trabalho de colorizar é feito pelo fotógrafo e restaurador de fotos antigas, Sílvio Maziero Jr. Segundo o profissional, todos os dias, até 31 de agosto, exatamente às 19:10h, uma nova foto é colorizada e publicada no Facebook e Instagram do Corinthians Cultural.
Além de Neco, outros ídolos maiores já tiveram suas fotos publicadas. Chama atenção o texto agregado, carregado de sentimento, tão bem expressado pelo autor Alcides da Silva, e que legenda a foto de Basílio.
“Você sabe? Você sabe o que é dor? Você sabe o que é amor? Você sabe o que é chorar? Você não sabe? O que é se debruçar no alambrado, olhar o chão, magoado, molhado, sentido, acabado? Ver entre os fios da grama, uma derrota humilhante? Uma vitória que doa? Um gol que enlouqueça? Você sabe o que é sair de casa enlevado, mesmo na pobreza?
Chegar ao estádio debaixo de chuva e de reza? Esquecer o que deve, esquecer o que sofre, sendo da plebe, sendo da nobreza? Você sabe o que é economizar o lanche? Ou a cerveja? Para ficar grudado naquele maldito alambrado? Prevendo mil risos? E sofrendo a tristeza? Ver o ídolo que entra na aura da tua religião? Envolto numa bandeira, carregado pelo teu amor sem precisar pisar no chão? Você não sabe? O que é olhar para cima e ver o estádio tremer? E olhar para baixo e ver o piso rachar? Você não sabe? Você sabe o que é se arrepiar, quando toca aquele hino? Quando de velho, você se torna de novo, um menino…
Você sabe, não sabe? O que é sentir a vista marejar, quando aquele grito ecoa pelos céus de todo mundo… Sim! Você sabe! Por que você sente! Aquele amor que nunca te mente, que nunca te desmente! Que nunca te abandona! Que nunca se afasta! Que nunca se reduz! Que nunca diminui… Você sabe, Corinthiano! SÓ VOCÊ SABE E NINGUÉM MAIS!“
Acesse as redes sociais do Departamento Cultural (disponibilizadas abaixo), para ver também as fotos de Del Debbio, Cabeção, Teleco, Rivellino, entre outros.
Facebook.com/CorinthiansCultural CLIQUE AQUI
Instagram.com/culturaldocorinthians CLIQUE AQUI
Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ Blog do Alê Gimenes – “El Scorpion” na mira do Timão
+ Corinthians fecha acordo com América-MG por dívida de Richarlison
+ Corinthians tenta liberar Gil e Léo Natel para o jogo de sábado
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados