Time do Corinthians começa a focar de vez no Campeonato Brasileiro; veja as principais questões que Tiago Nunes tem para disputar o torneio
Na próxima quarta-feira (12), o Corinthians estreia no Brasileirão 2020 contra o Atlético-MG pela segunda rodada do torneio. Vale relembrar que o primeiro jogo do Timão foi adiado por conta da disputa da finalíssima do Paulistão.
Logo após perder nos pênaltis para o rival, o time de Tiago Nunes precisa ‘mudar a chave’ para pensar no campeonato nacional, que se estenderá até o mês de fevereiro de 2021. Assim, às vésperas da estreia, o que podemos esperar do Corinthians? Quais os prós e os contras da equipe alvinegra?
O Corinthians tem três de seus principais nomes do time prostrados na zaga: Cássio, Fagner e Gil. Dessa maneira, com o encaixe defensivo mostrado nos jogos finais do Paulistão, a equipe de Tiago Nunes conseguiu diminuir a incidência de gols. Na retomada em seis jogos, viu suas redes balançarem apenas uma oportunidade; justamente na final.
Para o Brasileiro, além dos titulares Danilo Avelar e Gil, Tiago Nunes ainda tem Léo Santos e Bruno Méndez, dois nomes jovens que, caso coloquem em campo todo o seu potencial, podem evoluir e ajudar o time na caminhada de 38 rodadas.
Mesmo ainda com dificuldades pelos mais de sete meses sem jogos, Jô marcou dois gols em quatro jogos após sua volta ao Corinthians. O ‘filho de Itaquera’ é um dos exemplos de jogadores da base corinthiana que tiveram sucesso em diferentes lugares e sabem como representar o Timão.
Assim, sem grande dinheiro para investir em nomes caros, o Corinthians pode recorrer à base para diferentes posições do time. Jovens como Roni, Xavier, Nathan, Ruan, Vitinho, Gabriel Pereira, Matheus Araujo e Ronald são apenas algumas das ‘crias do Terrão’.
O técnico Tiago Nunes conseguiu definir pelo menos treze ou quatorze jogadores como ‘titulares’ da equipe. Porém, é pouco para um campeonato de 38 rodadas. Para aguentar o ritmo dos próximos meses, o Corinthians precisa de mais opções para variar o estilo de jogo.
Na própria final do Campeonato Paulista, ficou evidente que o Corinthians precisa de jogadores em algumas posições, como um ‘camisa 10’, um lateral-direito reserva para o Fagner e pontas velozes e habilidosos. Como o Timão não deve investir financeiramente, a expectativa é usar a base.
Por mais que o time tenha ‘renascido’ e chegado até às finais do Campeonato Paulista, o Corinthians não conseguiu demonstrar um estilo de jogo definido, ainda mais que atenda às necessidades de Tiago Nunes. O treinador alvinegro deu alguns passos para trás e focou na defesa, distanciando-se de seu jeito de jogar mais ofensivo.
Além disso, a equipe teve muita dificuldade para criar as jogadas ao longo da partida, precisando ainda de muita qualidade técnica e toque de bola para chegar mais na área adversária e transformar a posse em chances reais de gol.
Leia mais:
+ Capitão do Sub-23 do Corinthians na mira do Sporting, de Portugal
+ Corinthians avisa que não fará exames de Covid-19 com Albert Einstein
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados