No ano de 2019 o Corinthians anunciou uma nova categoria, um intermédio entre a base e o profissional, o sub-23.
A ideia de dar mais rodagem aos jogadores formados na nossa base sem ter que emprestá-los a times que por muitas vezes não dão muita minutagem para eles, é muito boa. Mas como a ideia foi implementada na prática num tempo curto e alguns atletas já estavam emprestados, os responsáveis pela execução do projeto tiveram que correr e contratar vários jogadores para compor o elenco. Isso gerou irritação e desconfiança de boa parte da torcida, somado aos resultados ruins e o fracasso nas duas competições que o time participou, falar em sub-23 para torcida se tornou sinônimo de falar em algo ruim.
Em 2020 o time sub-23 teve a saída de muitos jogadores, chegaram alguns com qualidade, compuseram o elenco os jogadores oriundos do sub-20 Roni, Raul Gustavo, Nathan e Diego Rechelmann e após a parada por conta da pandemia retornou de empréstimo o Igor Marques. Sem dúvidas houve uma evolução e quem sabe o time tenha entrado num trilho destinado a um futuro melhor. Mas fica a pergunta: como fazer com que a Fiel Torcida passe a confiar no projeto e abrace o time sub-23?
Quando se rompe um elo de confiança, o processo de reconquista da confiança é muito difícil e demorado e a palavra-chave para isso é a comunicação. O Corinthians precisa urgentemente passar a comunicar e informar mais sobre esse grupo, fazer um raio-x dos jogadores para a torcida, divulgar os projetos, os jogos, as análises e tudo o que puder.
No início de 2020 o Corinthians teve uma ótima oportunidade/ideia de levar o grupo para a Ásia, onde pôde divulgar a marca por lá e dar uma experiência excepcional aos jogadores. Mas e do lado da torcida?
A comunicação acabou acontecendo da melhor forma, parte da torcida nem sabia da viagem e boa parte dos que sabiam não tiveram acesso a vídeos dos jogos, entrevistas dos jogadores ou informações estatísticas das partidas.
Quando as páginas oficiais do clube ou as páginas independentes postam informações sobre a categoria, é quase que certo que venham respostas detonando o sub-23, mas o clube não pode ter receio disso, precisa divulgar exatamente tudo o que acontecer e não deixar nada em oculto, pois esses fios soltos impedem essa aproximação entre torcedor e clube.
Vale lembrar que hoje o sub-23 pode ser ainda mais positivo para o Corinthians por conta da parada por meses no futebol, muitos atletas em fase de transição precisarão de mais tempo para atuar e mostrar serviço.
Que nosso Corinthians seja cada vez maior hoje e sempre!
Você pode me seguir no Twitter: Thiago Balzary (@BaseCorinthiana)
Clique AQUI e veja outros artigos de Thiago Balzary sobre a Base Corinthiana.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados