A ideia é que a competição comece mesmo sem o término dos campeonatos estaduais; liberações de estádios e cidades sem restrições ainda são discutidas
Comissão Nacional de Clubes, composta pelos dirigentes dos 40 clubes das séries A e B e CBF, se reuniram o início desta noite (25) e projetaram iniciar o Campeonato Brasileiro 2020 no segundo fim de semana de agosto. A série B se iniciaria no sábado (08) e a série A no domingo (09).
A entidade maior do futebol publicou comunicado em seu site, onde confirma que as 38 rodadas serão mantidas, e o término do campeonato está previsto para fevereiro do próximo ano.
Segundo o UOL, iniciar o Campeonato Brasileiro em agosto não agradou os clubes do estado de São Paulo, que pretendiam, também em agosto, retomar o Paulistão, o que daria tempo para fazer uma pré-temporada de treinamentos. Com a decisão, os clubes paulistas projetam um cenário prejudicial em termos de ritmo de jogo.
Confira, na íntegra, a nota da CBF:
“O campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.
A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes duas séries.
As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiadas pelos clubes.
O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.”
Segundo o globoesporte.com, tanto as 38 rodadas do Brasileirão como as partidas da Copa do Brasil, terão dois jogos por semana. As datas ainda serão marcadas.
Sobre o mando de campo, algumas partidas podem ser transferidas de cidade, visto que nem todas as prefeituras liberaram realização de jogos. Cabe destacar que os jogos serão sem público.
Nessa quarta-feira (24), os clubes e a CBF já haviam decidido adiar a janela transferências. A janela que abriria em 1º de julho, só será aberta no final do mês de julho, fechando-se no fim de agosto. A segunda janela não teve sua data fixada, mas deve ficar para meados de setembro e outubro.
Leia mais:
+ Turminha da Fiel: O desenho animado dos corinthianinhos
+ Imprensa britânica questiona poder de influência de Kia Joorabchian dentro de clube inglês
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
A TV Central do Timão mudou de endereço no YouTube.
Clique AQUI e inscreva-se no novo canal.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados