Jogador defendeu o Corinthians em duas passagens e se tornou ídolo do clube no início do século passado
Antes mesmo de existir o Sport Club Corinthians Paulista, no dia 19 de junho de 1904, nasceu na cidade de Votorantim-SP, Alexandre De Maria. Iniciou a carreira atuando pelo Independência, clube modesto da capital paulista. Ponta-esquerda, De Maria se diferenciava pela altura: 1,90 m, o que era incomum para jogadores da posição – e ainda se mantém raro até os dias de hoje.
Em 1927, chegou ao Corinthians. No ano seguinte, marcou um dos gols mais importantes na história do clube. Logo aos 29 segundos do primeiro tempo, anotou o tento na festa de inauguração do Parque São Jorge, tornando-se o primeiro jogador a balançar as redes na antiga casa corinthiana. O Timão empataria o amistoso contra o América do Rio por 2×2 naquele 22 de julho de 1928.
Ao lado do meia Rato, formou o habilidoso lado-esquerdo do Corinthians, que ajudou o clube a conquistar o tricampeonato paulista (1928/29/30). Em 1931, junto de Rato, Del Debbio e Filó, foi para a Itália, atuar pela Lazio. A equipe ainda teria outra relação com o Corinthians, ao assinar com o técnico Amílcar Barbuy, já conhecido da Fiel.
Em 1935 volta ao Corinthians, permanecendo até o encerramento de sua carreira, em 1936, aos 32 anos. Pelo Timão, marcou 95 gols em 119 jogos. De Maria faleceu no dia 17 de março de 1970, aos 65 anos, na cidade de Santos-SP. Sobre o estilo do jogador, Celso Unzelte, no Almanaque do Timão, cita a altura do atleta.
“A cada petardo que desferia de longa distância, De Maria rolava no chão, como maneira de compensar o desequilíbrio”, cita o Almanaque.
Leia mais:
+ Pedro Henrique revela como jogadores do Corinthians receberam a volta de Jô
+ Justiça bloqueia valores a receber do Corinthians por dívida de R$ 23 milhões no caso Jucilei
+ Vitória contra rivais unidos e supremacia sobre europeu; o 19 de junho na história do Corinthians
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados