Data marcou dois amistosos contra times diferenciados na história alvinegra; relembre
O dia 19 de junho resguarda dois jogos amistosos um tanto quanto curiosos na história alvinegra. Por mais que hoje em dia, com um calendário tão apertado, seja impossível pensar nesse tipo de partida, nas décadas do século passado, isso era comum. Os clubes brasileiros frequentemente se enfrentavam entre si em amistosos e até recebiam adversários europeus. Confira dois desses confrontos históricos.
No ano de 1957, o São Paulo organizou um torneio amistoso para comemorar a inauguração de seu novo estádio, a Copa Morumbi. Assim, convidou uma série de times brasileiros e europeus, como Flamengo, Corinthians, Dinamo Zagreb, Lazio e Sevilla. Um combinado entre Santos e Vasco também foi montado para a competição, já que o Peixe excursionava fora do Brasil.
As partidas se dividiram entre as sedes Rio de Janeiro e São Paulo. Ironicamente, o Morumbi não pôde receber os jogos por causa das obras inacabadas, passando-os ao Pacaembu. Logo, no dia 19 de junho, o Corinthians entrou em campo contra o espanhol Sevilla.
Já no primeiro minuto, Boquita abriu o placar para os brasileiros. Aos 15, Luizinho, o ‘Pequeno Polegar’ marcou o segundo. Com o resultado, o Timão vencia os espanhóis por 2×0. Dois anos depois, os clubes se enfrentariam na casa do Sevilha. Novamente, o Corinthians venceria por 4×3, marcando a supremacia contra o clube da Andaluzia.
Ficha técnica:
Corinthians 2×0 Sevilla
19 de junho de 1957
Estádio do Pacaembu
Copa Morumbi
Corinthians: Gilmar, Olavo, Alfredo Ramos, Idário, Oreco, Roberto, Cláudio, Luizinho, Paulo (Zague), Rafael (Beni) e Boquita. Técnico: Oswaldo Brandão.
Sevilla: Bustos, Romero, Campanel, Valero, Ramini, Peppin, Arsenio, Arza, Pepillo, Domech e Pauet. Técnico: Guilhermo Campanal.
Gols: Boquita (1′) e Luizinho (15).
O Botafogo-SP e o Comercial são rivais tradicionais da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O clássico é conhecido como Come-Fogo e mesmo com os dois times nas divisões inferiores, ainda movimenta a região. Porém, em 1964, eles se uniram para enfrentar o Timão em um amistoso interestadual.
Com jogadores das duas equipes, o combinado Come-Fogo entrou no gramado do Luís Pereira, antigo estádio do Comercial e desativado já em 1967. O Corinthians abriu o placar com Flávio, ainda no primeiro tempo. Porém, no início do segundo, Antoninho empatou para os donos da casa. Já aos 28 da etapa complementar, Manoelzinho anotou o tento que deu a vitória ao alvinegro da capital.
Ficha técnica:
Combinado Come-Fogo 1×2 Corinthians
19 de junho de 1964
Estádio Luís Pereira – Ribeirão Preto
Amistoso Estadual
Combinado Come-Fogo: Expedito, Antoninho, Veríssimo, Amauri, Peter, Ditinho, Zuino (Luiz Carlos), Paulinho (Berguinho), Adalberto e Ari.
Corinthians: Heitor, Ari Ercílio, Eduardo, Oreco (Ari Clemente), Édson Cegonha, Batista, Marcos, Ferreirinha, Silva (Manoelzinho), Flávio e Bazani. Técnico: Paulo Amaral.
Gols: Flávio (30′), Antoninho (46′) e Manoelzinho (73′).
Leia mais:
+ Pedro Henrique revela como jogadores do Corinthians receberam a volta de Jô
+ Justiça bloqueia valores a receber do Corinthians por dívida de R$ 23 milhões no caso Jucilei
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados