Boas médias por jogo, cinco títulos nacionais seguidos e 50 milhões de euros no passe; conheça mais de Alex Teixeira
Não é a primeira vez que o nome de Alex Teixeira é vinculado ao Corinthians. Já no início da temporada de 2020, o atacante foi cotado como possível reforço do clube. O mesmo ocorreu nos anos anteriores. E agora, novamente, com o suposto veto à entrada de estrangeiros na China, o jogador teria demonstrado interesse em defender as cores do alvinegro.
Revelado no Vasco da Gama, o jogador não atua pelo Brasil desde 2010. Costuma jogar na ponta-esquerda, fazendo as vezes de centroavante. Bate com as duas pernas e se destaca pelo número de assistências. Veja mais sobre a carreira do atacante de 30 anos:
Nascido em 1990, Alex chegou ao Vasco antes dos 10 anos de idade. Ao longo das categorias de base, foi tratado como promessa pelo clube carioca. Estreou nos profissionais em 2008 e, atuando como meia-atacante, foi destaque do ano, mesmo com a queda para a segunda divisão do Brasileiro.
Em 2009, permaneceu no Vasco e ajudou o clube a se sagrar campeão da Série B, marcando, inclusive, o gol do título. Disputou torneios pela seleção brasileira sub-20, onde também se destacou. Já no início de 2010, transferiu-se para o Shaktar, do futebol ucraniano.
Pelo Vasco, foram 50 jogos, 10 gols e quatro assistências. Ao todo, foram 3741 minutos em campo com a camisa cruzmaltina. Assim, anotou a média de 0,28 participações em gols por jogo, contabilizando gols e assistências. Na minutagem, o atleta balançou as redes a cada 374 minutos, isso antes dos 20 anos de idade.
Comprado junto ao Vasco da Gama por 6 milhões de euros, o atacante chegou no Shaktar Donetsk em janeiro de 2010, no meio da temporada europeia. Logo se tornou titular da equipe e, com o tempo, um dos principais destaques do futebol ucraniano. Chegou a ter propostas de grandes clubes do continente, como o Liverpool, que chegou a oferecer R$ 183 milhões pelo atleta.
“Chegou uma proposta oficial para o clube, mas eles recusaram, não sei por quê. Foi uma proposta muito boa. Estou tentando sair, mas infelizmente o presidente e o treinador não querem. Então, é esperar e ter paciência. Não sei, não posso falar. Fiz de tudo para tentar sair. Infelizmente, o presidente e o treinador não querem. Não sei o que dizer no momento”, declarou Alex sobre as negociações, em 2016.
Porém, já em fevereiro de 2016, foi negociado com o futebol chinês. Ao todo, pelo Shaktar, disputou 222 jogos, marcando 89 gols e dando 25 assistências. Na média, apresentou 0,51 participações em gols por jogo. Além disso, balançou as redes a cada 171 minutos jogados, em média. Pelo Shaktar conquistou cinco campeonatos nacionais seguidos, três Copas da Ucrânia e três Supercopas.
Em uma transação de 50 milhões de euros, Alex Teixeira chegou ao Jiangsu Suning. Também repetiu as boas atuações e logo se tornou titular do time. Mesmo sem ganhar títulos, já atuou por 163 partidas, marcando 63 gols e 38 assistências. Assim, apresenta uma média de participações em gols de 0,66 por partida. Além disso, balança as redes a cada 185 minutos, na média.
Leia mais: Corinthians lançará quarta camisa e já tem datas para anunciar camisas 1, 2 e 3
Leia mais: Seis volantes, duas vagas – como será a briga no meio campo do Corinthians?
Já há algumas temporadas o Corinthians tenta a contratação de Alex Teixeira. Em 2018, segundo o Globo Esporte, chegou perto de firmar um empréstimo com o atacante, o que não se concretizou. Em 2019, tentou novamente, sem sucesso.
Com um valor de mercado de 13,6 milhões de euros (via Transfermarkt), o jogador tem contrato com o futebol chinês até 31 de dezembro de 2020. As restrições de entrada no país podem facilitar um acordo de empréstimo, até culminando em um pré-contrato.
O Corinthians, porém, teria a concorrência do Vasco, clube de formação do atleta. Outros fatores que pesam são salarios e luvas, que podem ser bem altos para o padrão corinthiano, mesmo sem as taxas de transferência.
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados