Clube já finalizou Paulistão no ano seguinte em nove oportunidades; veja
Por conta da pandemia de coronavírus e a indefinição da data de retomada do futebol, algumas competições podem extrapolar 2020 e terem seu fim apenas no ano seguinte. São os casos, principalmente, da Copa do Brasil e do Brasileirão.
A experiência não seria inédita para o Corinthians. O clube já comemorou taças de um ano em outro nove vezes em sua história, todas pelo Campeonato Paulista. E nós separamos um resumo de cada uma delas.
A partida entre Corinthians e Paulistano foi disputada apenas no dia 4 de fevereiro de 2023. O jogo marcava uma preliminar entre os segundo quadros e serviu como ‘final’ do Campeonato Paulista do ano anterior. Com gols de Tatu e Gambarotta, o Timão venceu por 2×0 e ficou com o título.
O jogo final do Campeonato Paulista de 1924 foi disputado no dia 11 de janeiro de 1925. Com gol de Tatu, o Corinthians venceu o Paulistano por 1×0 e conquistou seu primeiro tricampeonato da história: 1922/23/24.
Mais uma decisão da era amadora do futebol que ocorre no ano seguinte do início de campeonato. No dia 4 de janeiro de 1931, o Corinthians visitou o Santos na Vila Belmiro. O placar de 5×2 para o Timão registrou dois gols de Gambinha, um de ‘de Maria’, um de Filó e o último de Napoli. Assim, o alvinegro da capital se sagrava novamente tricampeão paulista: 1928/29/30.
O Paulista de 1938 foi acabar ainda mais tarde: apenas em abril de 1939. A primeira tentativa do jogo entre Corinthians e São Paulo ocorreu no dia 23. Porém, um temporal interrompeu a partida, que voltou a ser disputada no dia 25. O empate em 1×1 deu o título para o alvinegro.
Em um campeonato de pontos corridos, o Corinthians sagrou-se campeão em 31 de dezembro de 1939, contra o Santos. Porém, o último jogo do torneio só foi realizado em 21 de janeiro de 1940, quando a equipe corinthiana venceu a Portuguesa Santista por 4×2, fora de casa.
Em outro torneio de pontos corridos, o Corinthians só foi se tornar campeão no dia 13 de janeiro de 1952, quando goleou o Guarani de Campinas no Pacaembu por 4×0. Jackson, Carbone e Baltazar duas vezes anotaram os gols. O Timão ainda encerraria a campanha vencendo o Palmeiras por 3×1, já no dia 27 daquele mês.
No dia 25 de janeiro de 1953, o Corinthians se sagrou Campeão Paulista de 52 mesmo perdendo por 3×1 para o XV de Jaú fora de casa, isso porque, no formato de pontos corridos, a derrota do São Paulo dava o título ao Timão. Ainda deu tempo para outro jogo contra o próprio tricolor no dia 1º de fevereiro, para encerrar o torneio vencendo o rival por 3×2.
Corinthians publica balanço financeiro de 2019
O Paulista de 1954 é um dos títulos mais importantes da história do Corinthians. A competição comemorava os 400 anos da cidade de São Paulo e o vencedor ficaria intitulado como ‘o campeão dos próximos cem anos’. Porém, ironicamente, a partida derradeira só aconteceu em 6 de fevereiro de 1955. Com um gol de Luizinho, o ‘Pequeno Polegar’, o Corinthians venceu o maior rival e ficou com a taça.
Corinthians deve prorrogar cortes de salários dos atletas
Outro adiamento da decisão aconteceu no Paulista de 1979, dessa vez, por conta de um personagem corinthiano. Para a abertura da segunda fase, a Federação Paulista tinha marcado uma rodada dupla no Morumbi: Corinthians x Ponte Preta e Palmeiras x Guarani. O presidente alvinegro à época, Vicente Matheus, recusou abrir uma rodada de jogos para o maior rival.
“O Corinthians só participará da rodada dupla se eu for destituído da presidência” e “Podemos perder os pontos, posso perder até a presidência, mas o que não podemos é vender o corintiano para os outros”, foram frases ditas por Vicente sobre o assunto.
O presidente acabou travando o campeonato por dois meses, encerrando-o apenas em 1980 com o Corinthians campeão.
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados