Por videoconferência feita nesta segunda-feira (dia 04), os clubes que disputam o NBB decidiram, de forma unânime, pelo cancelamento da temporada 2019/2020
Os clubes que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB) decidiram em assembleia geral realizada via videoconferência nesta segunda-feira (04), de forma unânime, pelo cancelamento da temporada 2019/2020. Não haverá campeão.
Segundo comunicado publicado em seu site, a Liga Nacional do Basquete, organizadora do NBB, explica que mesmo contando com um projeto que poderia viabilizar o retorno da competição nos próximos meses, as equipes não se sentem seguras em relação ao controle da pandemia no Brasil e preferem preservar a saúde dos profissionais envolvidos com a competição, além de agir com responsabilidade diante do impacto financeiro gerado pela crise econômica mundial.
Para que o campeonato retornasse, todos os times precisariam reiniciar as atividades ao mesmo tempo, mas hoje, os clubes vivem realidades distintas em relação às medidas de isolamento em suas respectivas regiões.
Leia mais: Odebrecht não inclui dívida da Arena Corinthians em recuperação judicial
Leia mais: Federação Paulista divulga Protocolo Covid-19 e informa resultado de reunião com clubes
Em meados de abril, o NBB já era ameaçado de esvaziamento. Dois clubes tradicionais do basquete brasileiro, Bauru e Pinheiros, anunciaram que não teriam mais condições financeiras de renovar com seus atletas e pediram desistência do campeonato.
“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.
O Corinthians Basquete, que estava na 7ª colocação e garantido nos Playoffs antes da paralisação no dia 15 de março, publicou no início desta noite, em suas redes sociais, um agradecimento à Fiel torcida.
“Agradecemos à Fiel pelo apoio incondicional no nosso segundo NBB e nas demais competições. Nesta temporada também fomos vice-campeões Paulista e vice-campeões da Liga Sul-Americana. Que venha a próxima temporada!”
Veja a publicação na íntegra.
Às 16h desta terça-feira (05), o presidente da LNB, Nilo Guimarães fará uma apresentação ao vivo no Facebook e no Twitter oficiais do NBB para explicar com mais detalhes como foi todo o processo de criação do projeto de retomada da competição e a decisão pelo cancelamento da temporada.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados