Presidente da Federação Paulista de Futebol revela que prioridade é concluir o Campeonato Paulista e há uma chance remota do Sub-20 ter alguma disputa
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), em live ao Máquina do Esporte na noite desta segunda (27), afirmou que a entidade tem como prioridade, nesta temporada, conseguir terminar os campeonatos que já se iniciaram, no caso, as Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista.
“O protocolo da FPF vai ser guiado diretamente para terminar as três competições. Não é para o início de novas competições. Existem protocolos da CBF e clubes para iniciar competições e nós não. Nos estamos trabalhando para terminar o Paulistão A1, A2 e A3”, disse o dirigente.
As competições das séries do Estadual foram paralisadas em 16 de março, devido à pandemia do coronavírus Covid-19. Faltam seis datas para concluir a Série A1, enquanto as séries A2 e A3 precisam de mais nove e dez datas, respectivamente, e ainda não se sabe quando retomar as competições.
As competições de base não foram iniciadas, porque ocorrem a partir de abril, quando o Estado estava em plena quarentena, e Reinaldo Carneiro de Bastos entende que é pouco provável que aconteçam.
Como o regulamento da FPF exige que os clubes afiliados disputem pelo menos um torneio de base por temporada, a entidade já enviou comunicado aos clubes informando da não obrigatoriedade de jogar esses torneios neste ano.
“Já informamos a eles sobre isso. Acho que dificilmente vai acontecer. Temos conversado com os clubes sub-11, 13,, 15 e 17, tanto masculino como feminino, é não deve acontecer. Há uma chance remota de termos o sub-20. É pequena. Agora no momento correto, que a gente puder pensar nisso, vamos chamar os clubes e conversar sobre isso e ver o que é possível ser feito”, disse Bastos.
Sobre a Copa Paulista, torneio estadual realizado no segundo semestre para que clubes, principalmente os do interior, não fiquem parados, ainda é incerto. Vai depender do cenário que a pandemia desenhar até lá. Vale lembrar que o campeão assegura vaga na Série D do Brasileiro ou Copa do Brasil.
“Quando o futebol retornar, a gente pode estudar como fazer. É possível, mas não é certo. Temos de ver as condições que vão se apresentar e o cenário para os clubes”, disse o presidente da FPF.
Estão em aberto ainda as realizações do Paulistão feminino, que deve ter seu regulamento modificado e as datas de disputa reduzidas.
“Nós vamos sair [da pandemia] provavelmente 40% menor financeiramente do que entramos em 2020. A Federação já está com mais de 45% dos contratos com terceiros cancelados, e estamos estudando todas as medidas possíveis para nos adequar a uma nova realidade. Nós vamos todos sair diferentes dessa situação. Quem não se adequar, vai ficar pelo caminho”, concluiu.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados