A final do Paulistão 2020 estava marcada para este domingo (26). A Federação Paulista de Futebol (FPF) lembrou a data divulgando um vídeo onde fala da situação da competição paralisada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que impactou o esporte em todo o mundo.
O vídeo que se inicia mostrando uma vista aérea do Estádio do Pacaembu com o hospital de campanha, construído especialmente para atendimento à vítimas da Covid-19, entremeia imagens das torcidas dos times do estado de São Paulo com imagens impactantes da capital paulista vazia, mostrando a falta que o futebol faz à cidade.
Na legenda do vídeo, em seu canal do YouTube, a Federação publicou:
“26 de abril de 2020, data marcada para a final do Paulistão Sicredi 2020. Um domingo que seria de comemoração dos campeões, festas pelas ruas, bares, casas… Mas nada é mais importante do que a celebração da vida. Estamos em uma parada técnica. Nos afastamos hoje para nos reencontrarmos amanhã. O troféu está bem guardado. Em breve, poderemos celebrar juntos. Por enquanto, cuide-se. Pois voltaremos mais fortes.”
“Nos afastamos hoje para nos reencontrarmos amanhã, e voltaremos mais fortes”, diz a gravação, deixando a entender que o isolamento é necessário para que a vida volte ao normal o mais breve possível e a competição possa continuar.
Em videoconferência com os clubes, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação, alega que recebeu da CBF o compromisso que os estaduais serão concluídos. A entidade reforçou que a retomada do Paulistão só acontecerá de acordo com protocolos de saúde, por decorrência da pandemia do coronavírus.
Vale lembrar que o estado de São Paulo é o epicentro do Brasil quando o assunto é o coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, até as 14h deste domingo (26), mais de 20 mil pessoas em todo o estado foram contaminadas, sendo 1.700 vítimas fatais.
Veja o vídeo da Federação Paulista de Futebol:
O Campeonato Paulista foi paralisado após a décima rodada, restando duas rodadas para conclusão da primeira fase. Para se classificar para as quartas de final o Corinthians precisará vencer seus dois jogos restantes (Palmeiras em casa e Oeste fora) e torcer para o Guarani perder suas duas partidas.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão