Quais os rumos das transferências no mundo do futebol?
Na semana do dia 13 de abril, uma série de notícias sobre transferências relacionadas ao Corinthians pipocou na imprensa. Primeiro foram Keno e Roger Guedes. Depois, o atacante Jô também teve a sua volta especulada. A verdade é que o Timão dificilmente entrará em algum negócio agora. E a razão é evidente: a pandemia de coronavírus.
Como serão os campeonatos? Terá Brasileirão em 2020? Portões abertos ou fechados? São muitas as dúvidas e incertezas. Fato consumado mesmo é o prejuízo. A TV Globo já deixou de pagar as cotas do Paulistão de abril. Alguns patrocínios já ameaçaram a retirada da verba e a Arena Corinthians perde uma boa grana com as arquibancadas vazias.
Perante isso, é muito difícil o Corinthians fazer qualquer investimento agora, já que não sabe nem quando entrará em campo. Além disso, quais campeonatos irá disputar? Quantos jogos ao longo do ano? Haverá premiação das federações? Não dá para saber, logo, não dá para planejar qualquer contratação.
O lado positivo da crise global – se é que existe lado positivo – é que ela é global. Logo, não é só o Corinthians que será afetado, mas todo o mundo do futebol, diretamente. Essa realidade pode criar uma aproximação do Brasil com outras potências do mundo da bola, provocando a volta de alguns nomes para cá, principalmente do futebol chinês.
Por outro lado, a crise pós-pandemia pode alargar ainda mais as distâncias. Centros mais confortáveis financeiramente podem se recuperar mais rápido, aumentando o fluxo de jogadores saindo do Brasil. Não dá para ter certeza de qual direção o nosso esporte tomará nos próximos meses (e talvez, anos).
LEIA MAIS: 35 dias sem Corinthians, o que aconteceu até aqui?
Apesar das dificuldades, o scout do Corinthians pode ficar de olhos bem abertos. É provável que surjam oportunidades. Quem sabe os clubes chineses não tenham que se desfazer de Renato Augusto e Paulinho? Ou o Jô realmente não se dá muito bem com o técnico italiano e precisa voltar ao Brasil? Temos que esperar.
Por Gabriel Gonçalves / @falandodesccp
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados