BLOG DO THIAGO BALZARY – Saiba mais sobre algumas das joias da Base do Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

Fala Fiel!

O “Corneta Sulamericano” (@cornetasula) indicou algumas promessas do sub-17 e sub-20 do Corinthians, com suas  principais características e funções. 

Guilherme Biro-Biro (sub-5)
Começou no Corinthians de meia e se destacando pela qualidade técnica e visão de jogo. Em 2019 passou a atuar como lateral esquerdo e chegou à Seleção sub-15 como titular e sendo um dos melhores no Sul-americano da categoria.

Riquelme (sub-17)
Primeiro volante, faz parte da base do clube desde o sub-9 e foi um dos destaques do time vice-campeão brasileiro da categoria ano passado. Apesar de ser um jogador de maior combate e proteção à defesa, tem bom passe e finalização de longa distância, primeiro volante moderno.

Belezi (sub-17)
É, talvez, o zagueiro mais promissor na base, chegou a atuar em um amistoso no profissional durante a Copa América de 2019. De boa mobilidade e leitura de jogo, vai na contra mão da maioria dos jogadores na posição do clube que se destacam pela força física.

Matheus Araújo (sub-17)
É um meia criativo e de boa mobilidade e recurso técnico, não se encaixa como um ’10’ clássico do estilo do Jadson, e sim como um meia ofensivo do estilo de jogo do Arrascaeta. Se destacou em 2019 e chegou à Seleção do Mundial da categoria. Futura jóia.

Comparado a Jô, Cauê é tratado como joia na base do Corinthians – Foto: Reprodução Instagram

Cauê (sub-17)
Talvez tenha sido o nome da base do Corinthians em 2019, logo no seu primeiro ano no clube, vindo do Novorizontino. Centroavante alto e de bom porte físico, mas não se engane! Cauê tem boa velocidade e mobilidade e ótima finalização.

Lucas Piton (sub-20)
Lateral-esquerdo já bem conhecido pela torcida e integrado de vez na principal. Leve, de grande poder ofensivo e bom recurso técnico, especialista em cruzamentos. Já tem duas assistências no profissional. Não me surpreenderia terminar a temporada como titular.

Donelli (sub-17)
É o grande nome para sucessor de Cássio no clube. Titular da Seleção e melhor da posição no mundial da categoria em 2019, tem boa agilidade e reflexo, além de aparentemente se encaixar no novo estilo de goleiro moderno com boa saída de bola.

Xavier (sub-20)
O volante chegou em 2019, vindo da Ponte Preta e já tá sobrando no time da categoria, tanto que se tornou capitão do time. Primeiro volante de boa marcação e força física, se destaca pela proteção a defesa e lançamentos longos, é mais um jogador de contenção.

Daniel Marcos (sub-20)  
Com passagens nas seleções de base, o lateral-direito vem se destacando na Copinha 2020. De bom apoio e marcação, consegue ser um jogador bem equilibrado e com boa técnica. Prefere o jogo com bola nos pés, e não com força física, apesar de ser um bom ‘desafogo’ pelo lado do campo.

Gabriel Pereira (sub-20)
Joga como ponta-direita e meia e com pouco mais de um ano no clube, vindo do Guarani, já é o grande candidato a “xodó” da torcida desde quando o Pedrinho subiu. De grande qualidade técnica, chama atenção pelos dribles curtos e pode jogar no sub 20 até 2021, mas deve subir antes. 

Ruan de Oliveira (sub-20)
Meia de boa qualidade técnica e visão de jogo. Chegou em 2019 ao clube depois de se destacar pelo profissional no Campeonato Paranaense por um time do interior. É do estilo clássico ‘camisa 10’, dita o ritmo de jogo e busca o ‘último passe’. 

Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

Leo Pereira (sub-20)
O ponta chegou ao clube no semestre de 2019 e foi relacionado no principal para jogo contra o Avaí na Arena Corinthians. É um jogador de velocidade e bom 1×1, cresceu em jogos importantes da categoria, principalmente nos clássicos. Joga em uma posição que o time principal busca.

Madson (sub-23/profissional)
É um ponta que estourou idade para sub-20, e por conta da saída do André Luis foi integrado à equipe que disputou a Florida Cup. Canhoto, rápido e de bom drible, tem facilidade no 1×1 cortando para dentro ou buscando a linha de fundo, por isso pode ser usado em ambos lados. Pode ser usado no principal.

Rodrigo Varanda (sub-17)
O centroavante foi o maior artilheiro da base em 2018 e com a chegada de Cauê em 2019 também jogou pelas pontas e como meia armador. É alto, veloz e bom finalizador, a Juventus (Itália) já monitora o jogador.

Gustavo Mantuan (sub-20)
Meia de muito poder ofensivo, tanto na criação quanto na própria conclusão. Naturalmente meia-atacante central, pode jogar na ponta sendo um construtor e com chegada na área. Infelizmente teve duas lesões sérias no joelho, ficou 2019 sem jogar.

Caetano 
O zagueiro e lateral-esquerdo não tem mais idade para sub 20, jogou a série B pelo Oeste em 2019 e se destacou. Tem bom recurso técnico, velocidade e dinâmica de jogo. Acho intrigante como não foi utilizado no time principal, tem MUITO potencial. Foi emprestado para o Coritiba nesse ano para a disputa do Paranaense e a série A.

Foto: Divulgação/Ag.Corinthians

Rafael Bilu
É mais um que estourou idade para o sub-20. Jogou pelo América-MG em 2019, onde fez sete gols em 25 jogos e está emprestado ao CSA para 2020. Ponta, de velocidade e bom 1×1, é ambidestro e também tem grande potencial. Está ganhando rodagem, e pode ser aproveitado em breve.

Roni (sub-23)
É mais um da turma que excedeu a idade para sub-20. O antigo capitão da base é segundo volante, tem características equilibradas e pode acrescentar como na parte ofensiva/defensiva, ainda tem boa dinâmica para o time. Tem potencial para ser um jogador interessante. Hoje está integrado ao time sub-23.

Igor Formiga
O lateral direito se destacou durante o brasileiro da categoria em 2019 sendo um dos melhores do time, vai muito bem no apoio ofensivo, ataca muito espaço com velocidade, é um jogador muito forte. Lembra estilo do Maicon, antigo lateral-direito da seleção. Igor está emprestado ao Coimbra, time do patrocinador do clube (BMG), para a disputa do campeonato mineiro. Tem contrato no Corinthians até 2022, talvez pinte na principal depois do estadual, já que Tiago Nunes solicitou mais um lateral direito.

Fessin
É mais um que não pode jogar sub-20, era cotado para subir ao principal em 2019, mas infelizmente teve uma lesão grave e perdeu todo o ano se recuperando. É um ponta construtor, canhoto, de boa visão de jogo. Se destacou no ABC de Natal, foi contratado em 2018. Está emprestado ao Bahia.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado da lista e tenham certeza que tem muitos bons jogadores na nossa base. Sendo bem trabalhados, e claro, eles sendo focados em suas carreiras e se dedicando ao máximo temos certeza que grandes nomes podem ser entregues ao profissional.

Você pode me seguir no Twitter: Thiago Balzary (@BaseCorinthiana)

Rolar para cima