Equipes se enfrentaram em 1954, partida válida pelo Troféu Maria Eugênia Rojas
O Corinthians já fez 28 jogos contra times colombianos. O primeiro deles foi a derrota para o Millonarios por 1 a 0, em partida válida pelo Troféu Maria Eugênia Rojas, no ano de 1954. E o último foi contra o mesmo adversário, e teminou com o mesmo placar, mas desta vez pela Libertadores de 2018.
Porém, de todos esses confrontos, apenas um foi contra o Atlético Nacional, oponente desta noite de sábado (18). O ano era de 1954, o Corinthians e o clube colombiano disputavam o Troféu Maria Eugênia Rojas, e mal sabiam que dali sairia um jogo histórico.
O palco do espetáculo foi o Estádio Atanasio Giradort, na cidade de Medellín, na Colômbia. O esquadrão do Timão era formado por: Gylmar dos Santos Neves, Murilo, Olavo, Idário, Clóvis, Souzinha, Roberto, Carbone, Luizinho, Simão e Paulo. O técnico era o multicampeão pelo Corinthians: Rato. O Atlético Nacional tinha como suas estrelas: Chunto, Terra, Moyote, Calle, Casardelli, Bernasconi, Moschera, Sazini, Gambina, Álvares e Ávalos.
O Corinthians, com um time bastante forte, abriu 3 a 1 no primeira tempo. Aos 30, 32 e 35 minutos de jogo, Carbone, Roberto e Nardo, respectivamente, marcaram e colocaram o Timão em grandíssima vantagem para cima dos Los Verdolagas. Com 44 minutos de jogo, Ávalos marcou para o clube colombiano.
É perceptível que o tento marcado no final do primeiro tempo deu um gás para o Atlético Nacional. Com 16 minutos jogados da segunda etapa, Ávalos apareceu novamente e anotou o segundo gol dele na partida. Aos 40 minutos do segundo, Gambina empatou a partida. Quando tudo parecia acabado, Nardo fechou o placar em 4 a 3 para o Timão.
Desde então, esta foi a única partida entre Corinthians e Atlético Nacional, as equipes nunca se enfrentar nas competições organizadas pela CONMEBOL. Apesar de não ter conquistado o Troféu Maria Eugênia Rojas, o Timão tinha uma equipe muito forte, e acabou sendo campeão do Torneio Rio-São Paulo e do Paulistão.
Neste sábado (18), Corinthians e Atlético Nacional voltam a jogar pela Florida Cup, às 19h30 (horário de Brasília. Tendo ganho do New York City FC na última quarta-feira (15), basta a vitória sobre o clube colombiano para o Timão faturar o torneio.
As informação são do aplicativo Almanaque do Timão.
Por Matheus Fernandes
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados