Corinthians – do rebaixamento ao renascimento

Como o Corinthians transformou o pior momento de sua história em uma era de glórias

Foto: Reprodução

Há exatos 12 anos, o Corinthians passava pelo pior momento de sua história: o rebaixamento.

2 de dezembro de 2007. Um domingo terrível com cenas de torcedores chorando desolados, jogadores envergonhados, rivais comemorando muito mais do que qualquer título, a mídia deitando e rolando em cima.

Foto: Reprodução

O que sabemos hoje, que seria difícil de imaginar então, é que aquele domingo seria o começo da era mais vitoriosa do clube dentro e fora de campo, e que aconteceu exatamente o que o presidente disse na época: “quem caçoou naquele momento, não caçoaria mais”.

Hoje não dói tanto como poderia falar sobre o rebaixamento porque acredito que, sem ele, talvez não teríamos nos reerguido de forma tão incrível e unida.

A série B foi o primeiro degrau para o nosso segundo mundial.

Foto: Divulgação

Subimos de volta à série A sem nenhum susto, com uma sinergia enorme entre clube e torcida e com jogadores que se identificaram rapidamente com o Corinthians.

Foto: Divulgação

Fora de campo, o Corinthians também acertou. Mudou seu estatuto, acabando com a reeleição e permitindo que os sócios votassem. Investiu em marketing. A campanha “Nunca vou te abandonar” foi um sucesso assim como o Fiel Torcedor. Trouxe Ronaldo, que por sua vez, ajudou o clube dentro e fora de campo. Graças a ele, hoje temos um dos CTs e centros de recuperação de atletas mais modernos do mundo.

Foto: Bruno Teixeira – reprodução instagram

Construímos nosso moderníssimo e lindo estádio, palco de abertura de copa do mundo, elogiado internacionalmente, com um gramado que é um tapete.

Foto: Divulgação

Dentro de campo foram 13 títulos: a própria Série B, 5 Paulistas, 1 Copa do Brasil, 3 Campeonatos Brasileiros, 1 Libertadores, 1 Mundial de Clubes Fifa e 1 Recopa Sul-Americana.

O fundo do poço do Corinthians serviu como um trampolim. Até as piadas dos rivais acabaram. Temos Libertadores indiscutível, invicta, em cima de grandes clubes. Temos estádio, o melhor de todos.

Foto: Reprodução

E provamos, mais uma vez, que temos a melhor e mais fiel torcida, mesmo nos momentos mais difíceis.

Débora Hemsi Cuperschmidt – Corintiana, escritora, publicitária e empresária.
Twitter @debby13

Rolar para cima