Alessandro, Roberto Carlos, Neto, Viola entre outros. Eles vestiram as duas camisas
O Derby é a maior rivalidade do futebol paulista e uma das maiores do futebol mundial. Mas isso não tem impedido que jogadores consagrados – e outros nem tanto -, vistam a camisa dos dois clubes ao longo da carreira.
Atualmente, seis jogadores se encontram nesta situação: Bruno Henrique, Gabriel, Vagner Love, Willian, e os zagueiros reservas Edu Dracena e Antonio Carlos.
Bruno Henrique ganhou projeção no futebol atuando pelo Timão, e hoje é um dos destaques do meio-campo Alviverde. Wilian estava no elenco do Corinthians campeão brasileiro de 2011, com Tite, e é um dos principais atacantes do Palmeiras. Gabriel e Love fizeram o caminho inverso. Já Dracena também passou pelo Corinthians (título Brasileiro 2015) e Antonio Carlos foi formado na base do Timão, atuando no profissional do clube em 2012. Na partida de hoje, dos que estão jogando regularmente, apenas Love, que se recupera de contusão, não deve iniciar o jogo, mas está relacionado.
Mas há nomes muito mais famosos que atuaram pelos dois arquirrivais, como os goleiros Carlos e Leão, os zagueiros Luis Pereira, Gamarra e Antônio Carlos Zago, os laterais Alessandro, Rogério (também volante) e Roberto Carlos, os volantes, Magrão, Amaral, César Sampaio e Rincón, os meias Neto e Edu Manga, os atacantes Cláudio (anos 50) César Maluco, (anos 70), Rivaldo, Viola, Muller, Edmundo, Luizão, Willian, Edílson e Ewerthon.
Destes, não muitos fizeram o mesmo sucesso nos dois lados, como foi o caso de Edílson, Rincón, Rivaldo, Edmundo (apesar de ter jogado apenas um semestre no Timão), Luizão, Viola e, em menor grau, Leão.
Luizão e Edílson podem ser considerados um caso à parte nessa história – mais do que jogar bem nos dois clubes, ambos viraram ídolos nas duas casas, com títulos e partidas memoráveis. William também merece registro, e é muito bem visto pelos torcedores do derby.
O atacante Paulo Nunes, ídolo do Palmeiras e considerado um desafeto pela Fiel, foi um caso à parte – sua chegada causou uma rejeição tão gigantesca quanto imediata, que inviabilizou sua curta passagem pelo clube.
Mais jogadores com passagens pelos arquirrivais: o meia Bruno César, os atacantes Romeu Cambalhota (anos 70), Edmar (anos 80), Mirandinha (anos 90) e Donizete Pantera, e o zagueiro Thiago Heleno.
por Marcelo Da Viá
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Faltou William bigode