Até o momento, em todo o Brasileirão 2019, foram marcados apenas 12 gols de falta
Marcelinho marcou, ao todo, 59 gols de faltas vestindo o manto alvinegro. Só em 1996, em apenas uma temporada, o ex-meia fez, sozinho, o mesmo número de gols de faltas de todo o Campeonato Brasileiro de 2019, com 27 rodadas e 270 jogos.
Anteriormente, ainda na década de 90, Neto também aumentou o saldo de gols do Timão, eram os anos dourados da bola parada para o Corinthians. Em 1991, o craque marcou 10 gols de falta.
Faz mais de um ano que o Corinthians não marca um gol de tiro livre direto. O último, no dia 15 de agosto de 2018, foi marcado por Jadson, contra a Chapecoense, em partida válida pelo jogo de volta da Copa do Brasil.
E o fato não é privilégio do Corinthians. Nessa temporada 2019, somente o zagueiro Rafael Vaz, do Goiás, balançou as redes com a bola parada mais de uma vez. Veja os números:
3 – Rafael Vaz – Goiás
1 – Nikão – Athletico
1 – Cazares – Atlético-MG
1 – Gegê – Avaí
1 – Arthur Caíke – Bahia
1 – Diego Souza – Botafogo
1 – Thiago Neves – Cruzeiro
1 – Jean Pyerre – Grêmio
1 – Carlos Sánchez – Santos
1 – Bruno César – Vasco
Alguns detalhes importantes chamam atenção na lista acima:
– só dez, dos vinte clubes que disputam o Brasileirão série A, fizeram gol de falta nessa temporada;
– dos times que estão liderando o campeonato, apenas o Santos aparece na lista;
– foram necessárias 27 rodadas, 270 jogos para alcançar a marca de um jogador apenas.
Os números são fracos e demonstram claramente que falta treinamento específico, repetição. A melhor marca no Campeonato Brasileiro desde 2010 foi de 46 gols de falta, anotados na edição de 2013. Em 2019 são apenas 12 gols até aqui. O maior artilheiro do Brasileiro deste ano em cobranças de faltas é um zagueiro. Rafael Vaz, do Goiás, marcou três vezes. O atleta já afirmou que se dedica aos treinamentos específicos de cobrança de falta, que procura cobrar 30 a 40 faltas diariamente, após os treinos normais da equipe.
Relembre como foi o último gol de falta do Corinthians, visto da bancada, marcado por Jadson, no jogo Chapecoense 0 x 1 Corinthians, em 15 de agosto de 2018. (no minuto 5 do vídeo). Jadson cobrou falta da esquerda. O goleiro Jandrei esperava o cruzamento, mas, que nada: o camisa 10 do Corinthians bate direto para o gol, a bola ainda toca no travessão e entra! 1 a 0 para o Timão.
Por Redação Central do Timão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Show de bola ????