Gaviões vai desfilar casos de amor sem fim; confira a exclusiva com Ernesto Teixeira e conheça o samba já na sua voz, em primeira mão
“Um Não Sei Quê, Que Nasce Não Sei Onde, Vem Não Sei Como e Explode Não Sei Por quê. ”
Em busca do seu quinto título no Grupo Especial, o Grêmio Gaviões da Fiel Torcida vai cantar e exaltar o amor no Anhembi. Parafraseando o poeta Luís de Camões, o enredo que vai embalar a Gaviões dos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes na avenida em São Paulo, promete ser como o Amor, invadir e fim.
A escola promete um desfile inesquecível, levando para a passarela do samba “casos de amor sem fim”, loucas paixões eternizadas pela história, sonhos de liberdade de homens e mulheres na luta por seus ideais, amigos ou amantes que enfrentaram qualquer perigo para viverem lado a lado.
A inspiração vem do poema “Não pode tirar-me as esperanças” de Luís de Camões, que diz em uma de suas estrofes:
“Amor um mal que mata e não se vê.
Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde;
Vem não sei como; e dói não sei porque”.
“Não se sabe como nem porque o amor chega, mas que ele pode transformar o mundo. Envolver a todos em emoções inesquecíveis através da história e das artes, nos palcos, nas ruas e nas arquibancadas. Ninguém é capaz de explicar um grande amor. Nada pode conter essa explosão de alegria, de tristeza, de tormento: encantamento. O amor é assim: invade e fim”, diz a síntese do enredo compartilhada pela assessoria de comunicação da escola em vídeo no site oficial da agremiação.
Paulo Menezes, carnavalesco da escola juntamente com Paulo Barros, em entrevista recente ao site SRzd, ressaltou a intenção do enredo na avenida.
“O amor nos leva a voar. Queremos voar alto como um gavião e trazer para vocês tudo aquilo que vocês esperam da gente e aquilo que eu tenho certeza que juntos vamos conseguir”, afirmou.
O samba vencedor do concurso promovido pelos Gaviões e que será levado à avenida por Ernesto Teixeira, “Um sentimento que arrasta multidões”, é composição de Rafael Falanga, Luciano Rosa, Portugal, William Tadeu e Biro-Biro e retrata bem o amor que o Fiel torcedor tem pelo Sport Club Corinthians Paulista.
Biro-Biro, um dos compositores do samba, é um gavião de berço, está desde o início da torcida, hoje se tornou um profissional de carnaval, também é um compositor que já emplacou um samba na época de bloco e na escola em 1989 com o enredo “Preto e Branco na Avenida” e vários sambas em outras escolas.
O lendário cantor e compositor dos Gaviões, Ernesto Teixeira, concedeu uma entrevista exclusiva a Central do Timão e falou de sua empolgação em levar este samba-enredo para o sambódromo, que, segundo ele, já está levantando os ensaios e sendo cantado pelo povo.
“O enredo da Gaviões para o próximo ano é o amor. Um enredo totalmente ligado ao nosso cinquentenário. Nada melhor do que falar de amor para contar um pouco da nossa história, descrevendo na avenida todas as formas de amor. O título do enredo “Um não sei quê, que nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porque…” parafraseia o grande poeta Luís de Camões. O nosso samba vai surpreender na avenida. É um samba linear melodicamente, com uma acentuação no descanso, na virada do samba na metade, mas que no refrão final tem uma frase muito forte que vai incendiar a avenida, já está incendiando os ensaios, que é o “Canta, Gaviões!”
“O samba está com arranjos muito adequados por parte da bateria Ritimão, e prevejo um grande sucesso no sambódromo. É um samba de fácil entendimento da mensagem que nossos carnavalescos querem passar que são todas as formas de amor e que nascem da visão de um Criador que coloca no mundo a semente do amor e esse amor vai se perpetuando de diversas formas. Como por exemplo, o amor por uma causa, por uma ideologia, o amor que nós, torcedores, temos pelo nosso Corinthians, o amor que há entre dois seres humanos. É isso que as pessoas vão encontrar na letra do samba e no desfile da escola no carnaval 2020”, concluiu Ernesto Teixeira.
Conheça o samba-enredo “Um sentimento que arrasta multidões” na voz de Ernesto Teixeira e acompanhe com a letra, abaixo.
“Um sentimento que arrasta multidões”
“Um Não Sei Quê, Que Nasce Não Sei Onde, Vem Não Sei Como e Explode Não Sei Por quê… ” Compositores: Rafael Falanga, Luciano Rosa, Biro-Biro, Portugal e William Tadeu
O que é esse aperto no peito?
Invade a alma, não dá pra negar
A mais sublime inspiração de um criador
Que um sonho em suas mãos moldou (é o amor, é o amor)
Eu quero viver romances proibidos
Doce delírio que desperta os sentidos
Quando dispara, o insensato coração
Se a alma eternizar… Vai muito além da razão
Quantos sentimentos… Me levam
À luta por um ideal
Chama que ninguém pode apagar
É a liberdade de poder sonhar
É, não existem fronteiras
Nem mesmo barreiras vão nos separar
Se a vida imita a arte
Numa doce ilusão vou mergulhar
Eu sou o olhar que te encontra pelas ruas
Um acorde que seduz à luz da lua
Sou o canto que ecoa pelo ar
E se eu enlouquecer
Será de tanto amar
Vai arrepiar… abra o seu coração
Vem se apaixonar, explodir de emoção
Um sentimento que arrasta multidões
Canta Gaviões!
O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida será a terceira escola a entrar no Sambódromo no sábado 22 de fevereiro de 2020.
Por Nágela Gaia
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
ESSE ANO VMS ARREBENTAR NO SAMBODROMO???
Meu Deus!! Que lindo .
Parabéns pela matéria ?????