O futebol praticado pelo Corinthians tem despertado uma grande discussão sobre filosofia de jogo, afinal o resultado é só o que importa ? O ano do Corinthians é bom ou ruim?
Campeão Paulista, semifinalista da Copa Sul Americana e 4° colocado no Brasileiro, o time vem obtendo resultados favoráveis, importantes, porém as exibições em campo raramente empolgam o torcedor, as dificuldades ofensivas do time criaram uma onda de pedidos por mudanças, no comando técnico da equipe, na filosofia de jogo, os pedidos são de um time que jogue para a frente, que ataque mais.
No entanto é preciso entender que para ter sucesso, um time precisa jogar bem e isso não significa necessariamente ser ofensivo, finalizar 10, 15 ou 20 vezes contra a meta adversária. Jogar bem, na verdade, consiste em executar com precisão a ideia de jogo proposta.
Foi assim que o clube conquistou uma sequência impressionante de títulos, os mais importantes da história como a Libertadores invicto, se tornou o time mais vencedor do Campeonato Brasileiro no formato de pontos corridos, fazendo campanhas históricas como a de 2015 e o primeiro turno invicto de 2017, em todas essas conquistas o que impressionava era a quantidade mínima de erros cometidos pela equipe, os passes, as finalizações tudo era muito preciso, o jogo coletivo que fazia sobressair o individual dos atletas.
Na atual temporada o time comete muitos erros de passe, precisa de várias chances para conseguir marcar um gol, falta criatividade, objetividade, qualidade. Neste momento, quando começa o planejamento para a próxima temporada, é a hora de avaliar o que esperar do time, analisar o que se tem disponível para saber quais contratações serão necessárias para atender as necessidades do time. Mudar o treinador? mudar a filosofia depois de 10 anos? Seguir o planejamento confiando na melhora de Fábio Carille e seus comandados?
Não sei qual será a decisão da diretoria, mas independente de qual for, vai ser necessário melhorar a qualidade técnica do elenco que tem algumas carências importantes. Eu prefiro que o clube siga sua filosofia e trabalhe para que o time volte a jogar bem, mas se a decisão for por mudança total certamente seguirei apoiando e torcendo como sempre foi e sempre será.
Você pode me seguir no Twitter:
Josy Londres SCCP (@JosyLondresSCCP) | Twitter
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados