Ingressos com valores exorbitantes e fora da realidade do torcedor corinthiano.
Depois que o Corinthians mudou de casa, do Pacaembu para a Arena, as políticas voltadas para o torcedor são mínimas.
“A gente tenta ajustar, quer o torcedor aqui dentro. Sabemos das dificuldades do torcedor vir em todos os jogos. Mas não cabe a mim comentar sobre isso. Sabe que o clube tem dificuldades, tem que pagar contas, a arena. Isso não justifica colocar só em cima do torcedor”, disse o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves, após jogo contra o Flamengo na Copa do Brasil deste ano com 16 mil cadeiras vazias.
O clube que já chegou a aumentar seu ingresso em mais de 300% segundo levantamento do jornalista André Avelar, deixa claro que em jogos decisivos é que se diminui o prejuízo das dificuldades que a diretoria encontra em equilibrar as contas do Timão.
A dívida com a Caixa Econômica Federal segue sendo discutida entre conselheiros, presidência e o Movimento Corinthians Grande (principal grupo contrário a atual diretoria), reuniões foram e serão feitas para acordar a conta a se pagar ao banco que desconsidera o acordo verbal feito por Andrés uma vez que conseguiu na justiça incluir o nome da Arena Itaquera S/A, que administra o estádio do Corinthians como inadimplente no Serasa, alegando que o clube não paga o financiamento desde março.
Comparado com o antigo estádio Pacaembu, palco de grandes conquistas do alvinegro paulista, a Arena Corinthians arrecadou mais e tem a média de público melhor; um levantamento do “Lance!” mostra que a temporada 2008, na Série B, foi a de maior média do Timão no estádio municipal, com 26 mil por jogo. Na Arena a pior média de público é de pouco mais de 30 mil. Confira os dados de cada estádio:
Média de público pagante no Pacaembu
No ano de 2008 = 26.087 pessoas, média após 34 jogos;
2009 – 22.280 pessoas, a média após 36 jogos;
2010 – 24.377 pessoas, média após 34 jogos;
2011 – 24.624 pessoas, média após 32 jogos;
2012 – 23.875 pessoas, média após 38 jogos.
Média de público pagante na Arena Corinthians:
2014 – 30.912 pessoas, média em 18 jogos;
2015 – 33.835 pessoas, média em 35 jogos;
2016 – 30.246 pessoas, média em 34 jogos;
2017 – 34.419 pessoas, média em 34 jogos;
2018 – 32.266 pessoas, média em 35 jogos;
2019 – 34.497 pessoas, média em 32 jogos.
Há de se levar em conta uma diferença de capacidade de público entre 37 mil (Pacaembú) e 49 mil (Arena Corinthians), além das diferenças sócio-econômicas e questões de inflação de 2008 para os dias atuais. Entretanto, em uma comparação próxima dá para se notar a diferença de renda entre o estádio municipal e a Arena em anos próximos, no ano de 2012 o Corinthians arrecadou R$ 22,2 reais no Pacaembu enquanto que em sua nova casa no ano de 2015, arrecadou pouco mais de 42 milhões de reais, com três jogos a menos em relação ao ano da conquista da Libertadores.
Veja o valor da média de ingressos para assistir a um jogo do time alvinegro na Arena desde sua criação:
Valor médio dos ingressos:
• Ticket médio em 2014 R$ 62,62
• Ticket médio em 2015 R$ 61,79
• Ticket médio em 2016 R$ 55,62
• Ticket médio em 2017 R$ 54,43
• Ticket médio em 2018 R$ 51,22
• Ticket médio em 2019 R$ 48,45
Isso mostra que os valores vem sendo reduzidos ano após ano, porém são muito mais altos em relações a anos anteriores não tão distantes, como mostram o gráfico abaixo:
Copa do Brasil-08** Morumbi R$ 35,33 R$ 57,99
Copa do Brasil-09** Pacaembu R$ 48,77 R$ 77,24
Libertadores-12 Pacaembu R$ 68 R$ 89,73
Recopa-13 Pacaembu R$ 52,03 R$ 64,58
Paulista-17 Arena Corinthians R$ 60,67 R$ 64,50
*Atualizado pelo IPC
**Primeiro jogo da decisão
Como falar sobre épocas passadas em relação a dinheiro também envolve falar sobre a situação política e financeira do país, neste texto resumi dados de anos mais próximos aos atuais para que a realidade pudesse ficar mais visível e palpável com clareza ao leitor.
Em 2008 o Corinthians criou o Fiel Torcedor, com categorias de preços diferentes na qual os jogadores que frequentavam mais os estádios conseguia mais descontos. Já em 2009 com Ronaldo Fenômeno no elenco, um ticket médio na Copa do Brasil custava 77 reais aproximadamente, já em 2012 o número subiu ainda mais: pela Libertadores contra o Boca Jrs. a média do ingresso era de R$ 89,73, número atualizado pelo IPC.
Em pesquisa feita no ano de 2017 no site da Arena Corinthians sobre o perfil dos torcedores, chegou-se aos seguintes resultados:
• 31,5% tem renda familiar entre R$ 3.520 e R$ 8.800;
• 17,1% tem entre R$ 8.800 e R$ 13.200;
• 17,1% tem entre R$ 1.760 a R$ 3.520;
• 12% tem R$ 17.600 ou mais;
• 6,7% tem entre R$ 13.200 e R$ 17.600;
• 6,3% tem até R$ 1.760;
• Outros 9,4% preferiram não informar.
Os dados de escolaridade dos torcedores também são interessantes:
• Mais de 40% possui Ensino Superior Completo;
• Apenas 1,4% declarou possuir Ensino Fundamental Completo ou incompleto;
• 27,6% concluiu a pós-graduação;
• 15,5% possui o Ensino Superior incompleto;
• 13,9% com Ensino médio completo ou incompleto.
A pesquisa foi de iniciativa da Armatore, Market + Science, empresa especializada em monitoramento de mercado e análise do comportamento do consumidor e enviada a sócios do Fiel Torcedor. Ela foi respondida por pouco mais de 12 mil corinthianos.
Os dados mostram o quão diferente é o público que frequenta a Arena em relação ao Pacaembú, importante ressaltar que os valores dos tickets estão caindo ano após ano, porém a média de ocupação é de 72% do estádio em 2019.
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