Em novembro de 2017, o Corinthians entrou para o mundo do e-Sport através de uma parceria com a, brasileira, Red Canids, campeã da maior competição brasileira de League of Legends (LoL) daquele mesmo ano, o CBLoL.
A expectativa era que a equipe também disputasse campeonatos de Pro Evolution Soccer, uma vez que o time alvinegro mantinha uma parceria com a Konami, desenvolvedora do game de futebol. Mas a parceria durou pouco e foi encerrada em março do ano seguinte.
Na época Vinicius Manfredi, gerente de marketing do Timão, revelou que a intenção da parceria não era gerar receitas ao clube, mas sim propagar a marca do Corinthians em algo que estava em crescimento constante no mundo. Dirigentes alvinegros prometeram que não tardariam a fazer nova tentativa na modalidade.
Mais de um ano depois, no dia 08 de outubro deste ano, mais precisamente, o Corinthians anunciou a sua volta para os e-Games. Dessa vez o clube paulista firmou parceria com a Immortals Gaming Club e contratou atletas que vinham competindo como Bando de Loucos na Free Fire Pro League Brasil.
O momento não poderia ser melhor, muitos clubes brasileiros já ingressaram no mundo dos esportes eletrônicos, por causa do mercado em constante expansão ao redor do mundo, isso se nota nas preparações dos times, premiações de campeonatos e públicos desse universo.
O campeonato de Dota 2, disputado em agosto, teve recorde de premiação ao oferecer US$ 32 milhões (cerca de R$ 125 milhões) aos competidores, superando quase em US$ 9 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) a premiação do ano anterior da mesma competição.
As premiações envolvendo o Free Fire são mais modestas ainda, a liga deste ano premiou o vencedor com R$ 14 mil, mas não deixa de ser um jogo interessante para quem quer ganhar espaço e visibilidade também nesse campo, uma vez que esse foi o jogo mais baixado pelos brasileiros em 2018. Só no primeiro trimestre de 2019 o jogo já contava com 75 milhões de novos usuários, 14 milhões eram daqui.
Se a nova parceria dará ou não certo, só o tempo dirá. Certo é que o planejamento e estrutura melhoraram desde a última tentativa e isso ajuda bastante para a consolidação e novas investidas em mais games populares ao redor do mundo. Foi um grande acerto para o Corinthians, um clube que também deseja ser referência no mundo virtual.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados