Quem tem um pouquinho mais de idade foi acostumado em acompanhar as quartas, oitava, semifinais e a grande decisão do Campeonato Brasileiro. Na época, não ter uma final de campeonato era algo impensável por muitos. Porém, de 2003 pra cá, o formato mudou, as finais deixaram de existir e novos artilheiros vieram.
Os três primeiros títulos da maior competição nacional do Corinthians ficaram marcados por grandes decisões. A primeira, em 1990, contra o rival São Paulo, no Morumbi, o talismã Tupãzinho fez o gol do título, mas o camisa 10, Neto, cansou de balançar a rede dos adversários na fase de classificação e mata-mata.
No final dos anos 90, o Timão conquistou o Bi e o Tri contra os mineiros Cruzeiro e Atlético. Ambas as decisões foram no estádio do Morumbi, assim como em 90. Contra a Raposa, em 1998, Edilson Capetinha e Marcelinho Carioca fizeram na grande final, mas Mirandinha, Dinei, Vampeta e Rincón também marcaram gols importantes, ajudando o time conquistar o campeonato.
No ano seguinte, contra o Galo, o Timão manteve a base do time de 98, e trouxe o artilheiro Luizão que fez 21 gols e foi um dos destaques alvinegros no Brasileirão 99. Marcelinho foi destaque mais uma vez, anotando 15 gols naquela edição.
No ano de 2002, último ano do Brasileirão no formato “tradicional”, o Corinthians ficou com o vice-campeonato. O título ficou com o Santos. Foi no ano seguinte, em 2003, que a era dos pontos corridos chegou e trouxe um novo jeito de decidir o campeão. Turno e returno, sem final. Quem fizer mais pontos, levanta a taça!
E se no formato antigo o Corinthians foi campeão em três oportunidades, nos pontos corridos, o Coringão levou o caneco para o Parque São Jorge quatro vezes. A primeira, em 2005, o argentino Carlitos Tevez foi o destaque corintiano. Em 2011, Liédson foi o jogador do Timão que mais gols fez. Em 2015, Renato Augusto e Jadson formaram a dupla “Renadson” e foram importantíssimos na conquista. Vagner Love também anotou gols importantes naquele ano.
E em 2017, ano do último título Brasileiro corintiano, artilheiro dessa edição com 18 gols marcados e o jogador que mais vezes marcou pelo Timão na era dos pontos corridos, com 31 gols no total, o destaque foi o atacante Jô!
Jô estreou pelo Corinthians em 2003 e teve participação no título de 2005. Era reserva naquele ano. Rodou por alguns clubes e retornou ao Coringão no final de 2016. Porém, só foi jogar em 2017, onde conquistou o Campeonato Paulista e o Brasileiro daquele ano. Atualmente o atacante defende as cores do Nagoya Grampus do Japão.
O segundo colocado ainda joga pelo Corinthians e tem chance de ultrapassar o atual líder na artilharia alvinegra. O meia Jadson marcou 27 vezes pelo Timão. Completando o pódio, Carlitos Tevez balançou as redes adversárias por 25 vezes.
Confira a abaixo a lista feita pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, com o número de gols marcados e os nomes dos principais artilheiros do Corinthians na era dos pontos corridos:
31 Jô
27 Jadson
25 Tevez
23 Guerrero
23 Liedson
20 Paulinho
19 Elias
18 Ronaldo
18 Vágner Love
16 Gil
16 Romero
15 Danilo
14 Bruno César
14 Rodriguinho
14 Rogério
14 Rosinei
Por Renan Sanchez
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Matéria excelente