Neste sábado (14), a partir das 8:30h, nadadores convencionais e paralímpicos entre 6 e 19 anos disputam o Troféu Thiago Pereira 2019
O torneio tem um formato diferente em relação às outras provas da modalidade. Os atletas caem na água quatro vezes para nadar 50m, um de cada estilo: costas, peito, borboleta e crawl. O número de nadadores do Timão deve ultrapassar a marca de 100, incluindo a equipe de atletas com necessidades especiais do clube.
O Troféu Thiago Pereira volta ao Corinthians Paulista, clube que o nadador de Volta Redonda (RJ) ganhou sua medalha olímpica de Londres 2012 nos 400m medley, derrotando na final Michael Phelps. O atleta defendeu o clube de Parque São Jorge de 2010 a 2012, conquistando outros títulos como o de Rei da Copa do Mundo de Natação e oito medalhas no Pan de Guadalajara 2011.
“O Corinthians faz parte da minha história e me sinto honrado de fazer, mais uma vez, uma edição do Troféu. É um clube com uma base forte na natação brasileira”, disse Thiago Pereira.
A competição não tem apenas o Timão na lista de clubes confirmados. Entidades como Nadadores Independentes de Sorocaba, Associação de Ensino Ribeirão Preto, AABB Londrina, Clube Atlético Monte Líbano e Associação Pais Atletas Natação Ituana, APAE de Mogi das Cruzes mandarão representantes.
O Troféu Thiago Pereira completa três anos em 2019 e reuniu mais de três mil nadadores de vários estados da federação. A competição contou também com atletas com Síndrome de Down. Desde 2017, o formato do evento atrai admiradores do nadador, fãs de natação e atletas empenhados em dar o seu melhor na piscina.
No ano passado, em todas as quatro etapas, inclusive na Super Final, foram reunidos mais de 800 crianças e adolescentes que disputaram as provas nas seletivas do Centro Paralímpico em São Paulo, Americana e São José dos Campos, além da finalíssima no Corinthians.
No ano de 2018 foram realizadas aproximadamente 320 provas, que contou de cinco a seis séries para cada categoria.
Por Nágela Gaia
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados