Foi o primeiro jogo no Brasil em que os dois times ultrapassaram 100 pontos, partida com direito a lance de ponte aérea, com Wlamir batendo lateral para cesta e Bira subindo para enterrar
Em 5 de julho de 1965, o Corinthians venceu o Real Madrid da Espanha, com o placar de 118 x 109 pontos. Aquele amistoso seria o primeiro grande jogo histórico ocorrido na recém inaugurada quadra do Parque São Jorge. A vitória do Corinthians chamou atenção não só pelo placar, mas também pelo status do adversário, já que o Real Madrid havia acabado de conquistar o bicampeonato europeu de basquete.
Além disso, a partida também ficou marcada por conta da torcida corinthiana, que proporcionou um novo recorde de renda no brasil em jogos de basquete, lotou as arquibancadas e fez uma linda festa que empurrou o time naquela noite. A renda foi de 12,478 milhões de cruzeiros, e o público total somou dez mil pessoas.
A década de 60 ficou conhecida como os “Anos de Ouro” do basquete, sobretudo o do Corinthians, que mudou a história do esporte naquela época. A equipe do técnico Moacir Daiuto era a principal e mais forte do país, reconhecida mundialmente e representada por grandes atletas como Wlamir, o famoso “Diabo Louro”. Naquela noite fria e chuvosa, mesmo gripado, ele foi o grande nome da partida e marcou 40 pontos para a equipe alvinegra. Fato questionável, pois o jogador afirma que foram 51 pontos.
Ubiratan também foi fundamental para a vitória corinthiana, marcando 32 pontos. Os outros pontos foram marcados por Rosa Branca, Edward, Renê e Pedro Ives. Foi uma bela disputa para ambas equipes, que fizeram um jogo dinâmico e equilibrado. Contudo, no dia seguinte, a vitória do Corinthians foi o destaque dos jornais de São Paulo.
Hoje, a quadra poliesportiva Wlamir Marques (homenagem ao ídolo) é utilizada por diversas modalidades além do basquete, como o boxe, futsal, handebol e vôlei. Em todas elas, a Fiel torcida está sempre presente, apoiando e presenciando ao longo dos anos as vitórias e conquistas do Sport Club Corinthians paulista.
Por Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados