Maior torneio entre clubes na América do Sul, a Libertadores Feminina se inicia nesta semana e, desta vez, terá um gosto a mais para o Corinthians. O torneio marca a despedida do técnico Arthur Elias no comando do Time do Povo, deixando o clube para assumir a Seleção Feminina.
Reativado em 2016, o Corinthians já disputou a Libertadores da modalidade em cinco oportunidades, conquistando três títulos. Dessas cinco disputas, as Brabas saíram vencedoras em quatro jogos de estreia, perdendo apenas o primeiro jogo de 2022, ano da pior campanha do time no torneio.
A primeira vez que o Time do Povo teve oportunidade de atuar pela Libertadores Feminina foi em 2017, ainda na parceria com o Osasco Audax. Na ocasião, aquele time saiu vencedor por 2 x 0 contra o Sportivo Limpeño, iniciando a trajetória que terminaria na taça inédita de campeão.
Por conta do fim da parceria entre Corinthians e Audax no fim de 2017, o Timão acabou não disputando a competição em 2018, retornando apenas em 2019, por ser campeão brasileiro. Nesse ano, o Time do Povo venceu novamente em sua estreia, desta vez por 3 x 1, diante do Club Nañas. Foi conquistado o segundo título ao fim da campanha.
A estreia com maior goleada foi em 2020. Atual campeão da competição continental e recém-campeão brasileiro, o Corinthians chegou como principal favorito no torneio e goleou o El Nacional por 16 x 0 na estreia. O título, contudo, acabou não vindo após eliminação na semifinal, para o América de Cali, restando a conquista do terceiro lugar.
No ano do tricampeonato, o Corinthians enfrentou o tradicional San Lorenzo-ARG na estreia. O jogo terminou 2 x 0 e iniciou a campanha invicta do Timão no torneio. Ainda naquela edição, as Brabas venceram o Alianza Lima nas quartas de final, golearam o Nacional por 8 x 0 na semifinal e venceram o Santa Fe por 2 x 0 na grande decisão.
A última e pior participação do Corinthians na Libertadores aconteceu em 2022, como já citado. Na ocasião, o time comandado por Arthur Elias perdeu logo na estreia, para o Deportivo Cali, por 2 x 1. Mesmo assim, a classificação foi possível, mas o time não suportou a pressão do Boca Juniors nas quartas de final e acabou sendo eliminado precocemente, levando em conta o retrospecto.
Agora, o Corinthians busca melhorar ainda mais o aproveitamento em estreias nesta sexta-feira, 6. O jogo acontece diante do Colo-Colo, do Chile, às 19h30 (de Brasília), em Bogotá, na Colômbia. A técnica do time chileno, inclusive, é a provável nova substituta de Arthur Elias no Timão.
Confira as estreias do Corinthians na Libertadores Feminina:
Corinthians/Audax 2 x 0 Sportivo Limpeño (2017)
Corinthians 3 x 1 Club Nañas (2019)
Corinthians 16 x 0 El Nacional (2020)
Corinthians 2 x 0 San Lorenzo (2021)
Corinthians 1 x 2 Deportivo Cali (2022)
Corinthians x Colo-Colo (2023)
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Duilio revela sentimento por não ser campeão pelo Corinthians: “Frustração como torcedor”
Escalação: com seis nomes da base, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Flamengo
Reformulação para 2024: emprestado ao Juventude, volante se destaca e deseja retornar ao Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados