Em uma das partidas, Luizão marcou quatro gols e resolveu o placar para o Corinthians; veja mais sobre os dois jogos
Se atualmente o início do Brasileirão em 8 de agosto devido à pandemia de coronavírus atrasou completamente o calendário, até o final do século XX, isso não seria tão diferente. O campeonato nacional, de fato, começava já na segunda metade do ano. Com somente um turno classificatório, as finais já eram disputadas próximas ao Natal.
Coincidentemente, o Corinthians estreou nos dois Brasileiros que venceu na sequência em uma mesma data: 25 de julho. Primeiro, a vitória no Maraca com gol de Marcelinho Carioca. Depois, a tarde brilhante de Luizão com quatro gols na virada sobre o Gama, em Brasília.
No ano de 1998, o Corinthians estreou no Brasileiro fora de casa, enfrentando o forte time do Vasco da Gama. À época, a forte equipe cruzmaltina já estava na reta final da Libertadores, da qual se sagraria campeã em agosto daquele ano. Mesmo assim, o Corinthians conseguiu sair do Maracanã com a vitória, graças ao gol de falta de Marcelinho Carioca.
Ficha técnica da partida
Vasco 0x1 Corinthians
25 de julho de 1998
Estádio do Maracanã
Campeonato Brasileiro
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Público: 12.396
Vasco: Carlos Germano (Caetano), Válber (Maricá), Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Nasa, Vágner, Juninho, Ramón (Mauricinho), Donizete e Pedrinho. Técnico: Antônio Lopes.
Corinthians: Nei, Rodrigo, Gamarra, Batata, Silvinho, Gilmar (Romeu), Amaral, Vampeta, Marcelinho Carioca, Edílson (Edu) e Mirandinha (Didi). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Marcelinho Carioca (60′).
Titular na partida, o ex-zagueiro Batata falou sobre o jogo à TV Central do Timão, clique aqui e confira!
Além de ser a estreia do Brasileirão – a segunda seguida em um 25 de julho -, a partida ficou marcada pela tarde iluminada do centroavante Luizão em sua estreia oficial pelo Corinthians. O Gama de Jair Picerni abriu o placar com Alexandre Gaúcho, de pênalti, ainda aos 16 do primeiro tempo. Sete minutos depois, aumentou com Romualdo.
Aí, apareceu o artilheiro. Ainda aos 32, Luizão marcou o primeiro, aos 47, o segundo. Já mais próximo ao fim do jogo, virou a partida, com gols aos 32 e aos 47 da etapa complementar. No fim, 4×2 para o Corinthians e um jogaço no Mané Garrincha, em Brasília.
Ficha técnica da partida
Gama-DF 2×4 Corinthians
25 de julho de 1999
Estádio Mané Garrincha
Campeonato Brasileiro
Árbitro: Jorge dos Santos Travassos
Público: 23.720
Gama: Alexandre, Marcinho, Gérson (Adriano), Nem, Cléber Lima, Deda (Maninho), Kabila, Lindomar, Alexandre Gaúcho, Romualdo e Mazinho Loyola (Robertinho). Técnico: Jair Picerni.
Corinthians: Maurício, Índio, Márcio Costa, Nenê, Augusto, Rincón, Marcos Senna (Edu), Ricardinho, Marcelinho Carioca, Fernando Baiano (Dinei) e Luizão. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Gols: Alexandre Gaúcho (16′), Romualdo (23′) e Luizão (32′, 47′, 77′ e 82′).
Expulsões: Ricardinho.
Leia mais:
+ Cantillo volta após Covid-19, mas está fora de Oeste x Corinthians
+ Com novidades, Corinthians lança segunda edição do Drive-thru #DeVoltaPara90
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados