O troféu de MVP (Most Valuable Player, ou Jogador Mais Valioso) concedido ao melhor jogador da temporada do Campeonato Brasileiro Adulto de 2021 terá o nome de um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro e mundial, Wlamir Marques, o “Diabo Loiro”, ídolo corinthiano.
Considerado um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil, Wlamir liderou a geração mais vitoriosa da modalidade no país nas décadas de 50 e 60.
O “Diabo Loiro” conquistou o bicampeonato mundial de basquete em 1959 e 1963, além de vice-campeonato em 1954 e 1970. Nas Olimpíadas, conquistou ainda duas medalhas de bronze, em Roma 1960 e Tóquio 1964.
Com 83 anos, Wlamir, que foi foi indicado ano passado ao Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil por sua trajetória como atleta dentro e fora das quadras, agradeceu a homenagem:
– É uma honra muito grande ser reconhecido e dar nome a esse troféu do Campeonato Brasileiro. Fico feliz com a lembrança e agradecido – disse o ex-atleta.
Wlamir Marques que começou no basquete com 10 anos, chegou ao Corinthians em 1962 e por 10 anos, colocou o clube no topo da modalidade. No Timão, conquistou cinco campeonatos paulistas, sete campeonatos paulistanos, três brasileiro e três sul-americanos de clubes campeões.
O ginásio no Parque São Jorge foi batizado com seu nome em outubro de 2016, e sua camisa de número 5 foi aposentada no clube em homenagem ao maior jogador que passou no Corinthians.
O campeonato começa em fevereiro, e está previsto o término dia 30 de maio. A tabela completa da competição será divulgada em breve pela CBB.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados