- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Brasil saiu atrás por 2 x 0 no primeiro tempo, mas reagiu e buscou o empate com o Equador por 2 x 2, na noite da última segunda-feira, no Estádio Casa Blanca, em Quito, e garantiu vaga na Copa do Mundo Sub-17 como um dos quatro melhores colocados no hexagonal final do Sul-Americano da categoria. E um jogador do Corinthians foi, mais uma vez, peça importante na Seleção Brasileira: o volante Luiz Gustavo.
Também conhecido como Bahia, Luiz Gustavo é nome de confiança do treinador Phelipe Leal e foi novamente titular da Seleção Brasileira no empate heroico com o Equador. A promessa corinthiana formou dupla no meio-campo com Matheus Ferreira, do Vasco. Ao contrário do vascaíno, o jogador do Corinthians não foi substituído e atuou durante os 90 minutos em Quito.
Esse foi o sétimo jogo da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-17. Luiz Gustavo foi titular em seis e entrou no segundo tempo do duelo contra a Colômbia, ainda na primeira fase. O jogador do Corinthians marcou um gol na competição, na vitória por 3 x 2 em cima do Paraguai, no último dia 14.
Dentro de campo, Luiz Gustavo viu Keny Alexander marcar duas vezes no primeiro tempo, aos 23 e aos 38 minutos, e abrir boa vantagem para o Equador. Mas, aos 45, Jair Collahuazo marcou contra e diminuiu o prejuízo brasileiro ainda antes do intervalo. Já aos sete da etapa final, o artilheiro Kauã Elias, do Fluminense, empatou.
O jogo, então, acabou com empate por 2 x 2. Festa brasileira em Quito. A atual campeã da Copa do Mundo Sub-17 se garante entre as quatro melhores equipes do Sul-Americano da categoria e vai defender o título mundial em novembro, em sede ainda indefinida. Vale lembrar que, em 2019, a Seleção Brasileira conquistou a taça no Brasil, em geração que contava com os corinthianos Matheus Donelli e Matheus Araújo.
Agora, com o primeiro objetivo cumprido no Sul-Americano Sub-17, a Seleção Brasileira vai em busca do título continental. Os comandados de Phelipe Leal ocupam a segunda colocação no hexagonal final, com os mesmos sete pontos de Equador e Argentina, e almejam a liderança. O próximo compromisso será na quinta-feira, 20, às 18h30 (de Brasília), contra o Chile.
Veja mais:
Vic Albuquerque comenta importância de vencer o Derby e voltar a jogar na Fazendinha
Pivô com passagem pelo Corinthians Basquete anuncia aposentadoria
Corinthians vence Palmeiras de virada e reassume a liderança do Brasileirão Feminino